A internet virou um veículo gigantesco de comércio, isso não é novidade pra ninguém, mas será que o mercado pet acompanha a evolução da globalização? E o comércio de animais? E de aves então? Socorro!
Como todos os outros mercados on-line, há uma transição, e o mercado pet em geral está passando por ela, muitas empresas se veem inseguras em ingressar nesta empreitada pelos mesmos motivos de sempre: falta de confiança no pagamento, distância, dificuldade na comunicação, investimento, e até mesmo, acredite se quiser, porque julgam que já vendem o suficiente e o aumento nas vendas desestruturaria a empresa. Se não quer vender, eu quero! Vários mecanismos já asseguram compra e venda segura na internet e está cada vez mais fácil entrar no mercado on-line.
As lojas off-line nunca deixarão de existir, mas por que não uma loja “na esquina de casa” do mundo todo? Por que não uma venda extra para impulsionar os negócios? Que o investimento em mercado on-line é a onda do momento isso não há dúvidas! Mas, mais específico ainda, e o mercado on-line de animais de estimação? A cara de alguns deve ter sido de espanto logo que ligaram a questão do on-line com o envio por correio. Sim, seria no mínimo “desumano” ou “desanimal” pensar como seria. Mas especificamente para este mercado (e para outras situações) é que existem serviços especiais para transporte de cargas vivas nas companhias de transportes e aéreas. Porém há uma certa resistência por uma parte do mercado consumidor desse nicho, que ainda prefere buscar seu novo amiguinho em mãos. Mesmo assim o encontro entre animal de estimação e novo dono se torna muito mais fácil através da internet, um mercado que tem muito a ser explorado ainda.
O de aves, em específico, é um dos que têm grande representatividade nesse novo ramo, apresentando quase um milhão de resultados no Google, perdendo apenas para cães e gatos, que continuam sendo os favoritos da galera. A venda de aves pela internet cresce dia a dia. Porém, as lojas on-line especializadas em aves são muito “arcaicas” ainda, devendo–se tomar muito cuidado quem procura entrar nessa como comprador. Já os vendedores devem entrar para se diferenciar e fazerem realmente a diferença, pois senão serão só mais um nesse “quase um milhão de resultados”.
Para quem está entrando no ramo, é crucial que a apresentação do animal seja perfeita, para que consiga esclarecer todas as dúvidas do possível comprador que está vendo seu futuro amigo de estimação pelo monitor ou até mesmo pelo smartphone ou tablet. Isso inclusive evita insatisfação por parte do cliente quando recebe seu novo animal em mãos, e menos dor de cabeça para o vendedor.
No ramo de aves talvez esta questão dificulte um pouco o processo, uma vez que a ave (na maioria das vezes) está em uma gaiola, é um animal que se assusta fácil e também por ter a característica do canto, que muitas das vezes influencia, e muito, na compra. Então, como apresentar estes animais ao público que tem interesse em adquiri-los? Aqui vão algumas dicas:
1. Nunca use fotos da internet
Se você não possui recursos, como câmera e iluminação adequada, dê um jeito, mas nunca utilize fotos da internet, muito menos se for sem autorização, pois pode ser processado. Além de não ser o verdadeiro animal que está à venda, isso pode causar sérios problemas posteriores.
2. Uma boa iluminação e uma câmera razoável são suficientes
Escolha um canto em sua loja ou criadouro que seja bem iluminado, uma luz constante, ou então improvise e direcione algumas lâmpadas para o espaço onde você vai fazer as fotos. Procure não usar luzes com cor, como as incandescentes, e também evite flashs, isso pode estressar demais as aves, tirando-lhes o bem-estar, além de dificultar a fotografia caso elas se espantem. Quanto à câmera, não precisa ser a mais “top” e profissional. Às vezes uma câmera do celular mesmo é o suficiente. Só certifique-se que possui uma resolução que seu cliente consiga ver os detalhes do pássaro.
3. Procure manter um padrão
Tem coisa mais desagradável do que você entrar em uma loja on–line e as fotos dos produtos estarem todas jogadas na página, sem separação alguma, sem padrão nas fotos do produto? O fundo branco é o “branquinho básico” de sempre. Evitando deixar as grades da gaiola em evidência, não tem erro, mas se quiser inovar, criar um “fundo” que não precisa ser necessariamente um fundo, pode ser um layout, um ângulo, ou até mesmo algum tipo de montagem fotográfica, abuse, mas mantenha um padrão seu, seja original.
4. Ressalte as características e cite possíveis defeitos
Não adianta esconder pequenos defeitos do produto de seu cliente. Isso em qualquer situação. Imagine: você compra um óculos de sol pela internet, superbarato, na promoção e, quando chega, ele tem um risco minúsculo na lente… Você reclama para o vendedor ou loja onde comprou, e aí começa uma conversa que muitas vezes vai longe… Agora, se você compra um óculos que está com uma promoção especial, pois está com um risco minúsculo e possui uma foto demonstrando o risco, você se sente no privilégio de comprar, caso não ligue para isto. No ramo de venda de aves é a mesma coisa. É claro que nenhum comprador vai querer uma ave feia ou que não cante, mas às vezes é preciso citar que a ave é pouco agressiva, ou não é mansa, mas cante muito. Talvez alguém esteja à procura disso. Saiba aproveitar brechas do mercado.
5. Um vídeo vale mais que mil fotos
Se você tem à sua disposição vídeos que demonstrem a ave, não hesite em utilizá-los. Assim você comprova que seu pássaro é realmente manso, que canta, etc. Com certeza o processo de decisão de compra será mais rápido e efetivo.
6. Não tente enganar o cliente
Uma hora ele vai receber a ave que, na verdade, não era bem o que ele esperava, e não desejamos este problema pra ninguém. Então, seja o mais transparente possível e não force demais uma venda. O cliente que vai até você já quer um novo amigo de estimação, então vá de leve, porque seria uma pena você não conseguir negociar um lindo animal cheio de pena.