Por que não devemos usar uma formulação para humanos nos animais?
Banho & Tosa – O Uso do Xampu Correto – Através do desenvolvimento e do aprimoramento das indústrias pet, existem no mercado pet uma gama de produtos, os dermocosméticos, que atendem às diferentes necessidades dos cães e gatos.
A concentração adequada dos componentes ativos e o uso contínuo dos produtos trazem benefícios à pele e pelagem do animal, garantindo resultados de limpeza, tratamento (hidratação, recuperação e manutenção) e embelezamento.
A palavra cosméticos vem do grego Kosmestikos e significa “o que serve para ornamentar”. Os primeiros registros da utilização de cosméticos datam do Egito Antigo. Dizem que Cleópatra tomava banho de leite de coco e sabe-se que os romanos faziam o mesmo para embelezar a pele. Na Idade Média o açafrão servia para colorir os lábios, a sálvia para clarear os dentes e clara de ovo e o vinagre para aveludar a pele. Cosmético é exatamente isso: são direcionados para higienização e embelezamento, de modo a realçar a qualidade de cada um. E os dermocosméticos por sua vez são produtos que levam princípios ativos às camadas mais profundas da pele; e o mesmo podemos dizer dos pelos, quando se trata de fios pilosos.
São produtos hipoalérgicos testados dermatologicamente e não comedogênicos (produtos que não obstruem os poros), que podem ser recomendados por médicos-veterinários ou pelos profissionais da estética pet.[userpro_private]
Quando pensamos em um cão sadio, nós devemos sempre preconizar e utilizar produtos de alta qualidade, que preservem as condições fisiológicas saudáveis. Mas como sabemos que tipo de produto ou melhor xampu utilizar tanto em um pet de pelo e pele saudável, bem como com dermatopatias já instaladas? Em primeiro lugar será necessário conhecer o pH (potencial hidrogeniônico) da pele e pelo do pet. Ele indica a concentração de íons H+ no meio. Mais claramente falando, o pH é o índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio, neste caso, de uma pele animal.
Qual é o pH de uma pele de um pet? E qual o pH de uma pele humana? Então como deve ser este xampu, para ser utilizado no pet?
O que leva a desequilibrar este pH normal fisiológico da pele dos pets:
- Problemas dermatológicos, oleosidade excessiva, ressecamento, dermatites, parasitas, secagem inadequada.
- Um dos agentes que mais interferem no pH da pele são os tensoativos aniônicos, ou seja, detergentes; agentes de limpeza presente nos xampus.
- Produtos com pH muito alcalino (pH > 7) fornecem um ambiente mais propício à proliferação bacteriana (Chikakane et Takahashi, 1995, Malousek et Campell, 2002).
- Produtos com pH ácido (pH < 7) podem provocar perda da umidade e consequência de ressecamento da pele, levando alergias e dermatites.
Ainda há que se considerar as inúmeras diferenças entre o ser humano e o pet, pois no primeiro restringe-se apenas ao couro cabeludo e cabelo, enquanto no pet restringe-se ao pelo e pele. Muitas diferenças existem, desde a superfície, a epiderme, os folículos pilosos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas, glândulas especializadas, além da classificação bacteriana nos humanos ter uma maior incidência de bactérias gran+, enquanto nos pets são bactérias gran-.
Portanto o uso de xampu humano não é indicado, nem mesmo os recomendados para bebês, devido ao seu pH ácido e que não condiz com o pH da pele do pet. Os xampus recomendados devem ter um pH próximo do neutro, uma vez que estes provocarão menos interferência no pH fisiológico da pele.
O xampu deve ter a função de remover a sujidade, material sebáceo, restos celulares de escamas e ainda tornar o pelame macio e brilhante. Um bom xampu deve remover completamente a sujidade, sem remover a oleosidade natural da pele e do pelame, para isso o importante é devolver água e nutrientes ao pelo e pele.
Então como deve ser um xampu para pet?
Pronto para uso, com ativos naturais (extratos naturais que possuem múltiplas funções) que ajudam na regeneração do fio, aumentam a retenção de água, melhoram a irrigação sanguínea e a oxigenação celular na raiz do fio, isentos de corantes ou tinturas, pois evitam manifestações alérgicas. São produtos de alta performance, concentrados, com elevados rendimentos, fragrâncias hipoalérgicas e secagem rápida. Estes possuem ativos tecnológicos com alta afinidade pelos fios, formando um filme único e macio, além de reduzir a aderência de água no fio, diminuindo em 30% o tempo de secagem, e o pH neutro fisiológico próximo ao pH da pele do pet. Também poderá ser utilizado em protocolos dermatológicos pelo médico-veterinário com segurança como um pré-banho, para que tenhamos uma adequada remoção da sujidade e da oleosidade com uma ativação melhor, mais eficaz e com economia.
Minha recomendação como médica-veterinária dermatoesteticista, atuando no mercado há 30 anos e como Top Groomer Pet Smack e Groomer Referência da Minag, é que todas estas especificações estão qualificadas em toda linha dermatocosméticos da Pet Smack. Recomendado aos colegas, tanto médicos-veterinários quanto esteticistas.[/userpro_private]
Rosimeri Mª Baumhardt é médica-veterinária, proprietária da Rosimeri Baumhardt
Centro de Especialização em Pet.
E-mail: cpecf.cursobanhoetosa@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/cpecf.rosimeribaumhardt