Com as orelhas apontadas para o alto e a aparência que lembra uma raposa, o Shiba é o menor, mais antigo e um dos cachorros mais populares do Japão.
Embora tenha sido reconhecido oficialmente pelo American Kennel Club somente em 1993, a raça é uma das mais antigas de que se tem registro, com a origem datada por volta de 300 a.C. Outras teorias afirmam que esses cães existem há muito mais tempo. Arqueólogos encontraram indícios que remontam a cerca de 3 mil anos antes de Cristo.
Mesmo pequeno, o Shiba é muito resistente, capaz de viajar por montanhas e colinas onde o homem não conseguia e com uma excelente habilidade para a caça.
Além de animais pequenos como pássaros, surpreendentemente, esse cachorro também era caçador de javalis. Em 1936, a raça Shiba foi declarada como tesouro nacional japonês. Entretanto, na Segunda Guerra Mundial e devido a uma doença, a raça quase foi extinta. Para reverter o quadro e preservar a espécie, os criadores cruzaram as três variações da raça existentes à época, o Shinshu Shiba, o Mino Shiba e o Sanin Shiba. O esforço em manter esse patrimônio cultural felizmente deu certo e esse adorável cachorro sobreviveu. Desde então, ganha cada vez mais popularidade e segue conquistando famílias pelo mundo.
Com a aparência de uma raposa, musculoso, mas considerado pequeno em comparação aos cachorros da família Spitz, o Shiba vai conquistar você primeiro com seus pequenos olhos, rosto incrivelmente fofo e pelo macio; depois, pelo seu jeito bem-humorado e brincalhão! Também conhecido como Shiba Inu e pequeno Akita, é um ótimo cachorro de guarda, alerta, ágil e desconfiado com estranhos. Com a família, é carinhoso e muito leal. O Shiba tem personalidade forte e precisa de um tutor com pulso firme, pois é um cachorro muito confiante, atrevido e independente. Há quem diga que seja teimoso, mas, na verdade, é de espírito livre, que faz o que deseja e é muito inteligente.
O pelo liso do Shiba apresenta colorações nítidas e intensas: vermelho (castanho com um rico tom avermelhado), preto e marcas bem definidas em tons de castanho e sésamo (pelos com pontas pretas e fundo vermelho, que dão a aparência de raposa aos cachorros da raça).
Em todas as cores, assim como no Akita, é fundamental a presença de urajiro, um termo em japonês que descreve um pelo esbranquiçado nas bochechas e laterais do focinho, abaixo da mandíbula e do queixo, no peito e estômago, na parte inferior da cauda e na parte interna das pernas.
O Shiba também pode ser branco ou creme, mas essa cor é considerada fora dos padrões estabelecidos pela AKC (American Kennel Club) porque dificulta (ou mesmo impede) a visibilidade das marcas de urajiro. O Shiba pode pesar entre 7 kg e 11 kg e a altura varia de 33 cm a 43 cm.