Publicação já está disponível em versão digital no site do IPB. Obra tem dados de mercado, perfil do setor no Brasil e no mundo e uma visão histórica da relação humano/animal.
O Instituto Pet Brasil lança o Yearbook 2020 (anuário) com números atualizados do mercado pet brasileiro, um perfil do setor e informações históricas sobre o convívio entre seres humanos e os animais de estimação.
O material está disponível para aquisição na versão digital, na loja on-line do Instituto Pet Brasil. “A ideia é que esta seja a obra de referência do mercado pet. Tanto para aqueles que já estão inseridos neste setor, quanto para aqueles que querem entender melhor porque somos parte importante da economia nacional, e por que o mundo pet é tão relevante para as famílias do Brasil e do mundo”, comenta o presidente executivo do IPB, Nelo Marraccini.
Com previsão de crescer mais de 6% em 2020 e de faturar cerca de R$ 37 bilhões este ano, o mercado pet brasileiro é o terceiro maior no ranking mundial, atrás somente de EUA e China, e à frente de potências como Reino Unido e Alemanha. No mundo todo, o mercado de produtos e serviços para os animais de estimação movimentou aproximadamente US$ 131 bilhões no ano de 2019.
Na publicação de 78 páginas, divididas em 10 capítulos, é possível também aprender um pouco sobre como a domesticação começou, a evolução da alimentação e dos cuidados, a conquista do mercado externo pela indústria nacional e a importância da adoção e do zelo pelo bem-estar. O leitor descobre, por exemplo, que a parceria entre homens e cães data do período Paleolítico, por volta do século 30 a.C., na Sibéria. Já na Península Arábica, foram encontradas pinturas rupestres datadas do século 9 a.C., com as primeiras representações de humanos interagindo com seus cães.
O Yearbook 2020 é dividido nas seguintes seções:
• Um pouco de história
• Pet Mundo
• Pet Brasil
• Pet Food
• Pet Care e Pet Vet
• Serviços Veterinários
• Criadores
• Bem-estar animal
• Exportação
• Patrocinadores