Antes de entrarmos neste ponto de diferenciação no banho e tosa e perceber este setor com um olhar de negócio lucrativo, precisamos falar sobre carreira: a carreira de cada um dos profissionais que atuam como protagonistas deste setor. Hoje, os atuantes centrais do banho e tosa são banhistas e tosadores. Profissões que as escolas colocam aos montes no mercado todos os dias, muitos deles inclusive com conhecimentos rasos e sem nenhuma profundidade sobre gestão, sobre finanças, sobre planejamento de carreira ou (auto)liderança.
Saem sabendo o básico sobre dar banho e fazer tosa em animais e sabendo, equipe. A alternativa é fazer um planejamento de carreira entendendo onde quer chegar, o que almeja alcançar no período proposto, como deseja ser reconhecido e criar um
plano de ação para obter os recursos de que necessita para tornar-se, no mínimo, um especialista no seu nicho de atuação. No caso, dentro do banho e tosa. Esse perfil chamado de profissional especialista ganhou notoriedade no mercado.
Muitos estabelecimentos pet que trabalham também com banhoe tosa e os que atendem somente este tipo de serviço atualmente nada têm de diferenciação. Os processos, atendimento, estrutura, logística são todos iguais. Muitas vezes são tão iguais que a única coisa que os diferencia é o preço. Onde deveria existir o principal elemento, aquele incopiável, que separasse o “joio do trigo” no mercado pet, existe disputa de preço (formado erroneamente, na maioria dos casos), briga por cliente no oceano vermelho, péssimos produtos usados nos banhos, atendimento medíocre e por aí vai.
Uma grande saída para mudar este cenário é perceber este setor como
o mais lucrativo do negócio, criar oportunidades para os funcionários
ou parceiros contratados crescerem, fazer um planejamento estratégico
específico e entender quais melhorias são necessárias para que este negócio seja referência no mercado, naquilo em que ele é mais especializado e saindo de um nicho generalizado que oferece mais do mesmo.
Entendendo que os setores de banho e tosa precisam de mais especificidade para terem mais oportunidades de lucratividade e diferenciação, quem atua diretamente neste setor precisa ser ESPECIALISTA TÉCNICO naquilo que faz. Obter conhecimento sobre cada cosmético utilizado e os seus princípios ativos, como é a ação dele separado e em conjunto com outros da mesma linha, conhecer a história da marca de cosméticos e dos outros produtos que usa no banho e tosa, sobre raças, comportamento animal, sobre pele, pelo e relacionamento interpessoal. Esse aprendizado já fornece uma excelente base para ser especialista em algo. Indico também que sempre conversar com o cliente para fazer um processo com checklist e minimizar possíveis erros no atendimento faz toda a diferença no serviço prestado.
E quando o profissional se torna especialista, ele torna o negócio focado numa especialidade, seja em raças, nas necessidades de cada pet, no atendimento diferenciado, numa causa especial como o veganismo, por exemplo. Ser especialista traz especificidade para o negócio e para o profissional que passa a ser muito valorizado no mercado por isto. Mas não esqueça: tudo tem o seu preço, não esqueça. Um profissional bem capacitado precisa saber o quanto quer investir de tempo e dinheiro neste aprimoramento. E isso entra lá no planejamento de carreira que falei anteriormente.
Assim, existe a necessidade de “criar” uma nova função de destaque, para pessoas com alto grau de conhecimento técnico, que gostam realmente de colocar a mão na massa e que sabem propor novas soluções para os mais variados problemas, lhe atribuir status de ESPECIALISTA e a remuneração proporcional ao seu grau de atuação. Dessa forma, profissionais talentosos e com alta capacidade são aproveitados onde realmente são bons, contribuindo ainda mais com a empresa e se sentindo ainda mais valorizados.
E o melhor, esse procedimento fomenta que tosadores e banhistas passem a serem visionários e corram atrás de capacitação pessoal e profissional para realizar seus sonhos e objetivos de vida. Todo mundo ganha: o empresário, o profissional, o tutor e o pet. 2021 está aí. Depois de tudo o que vivemos em 2020, quem não repensar o seu modelo de negócios, as pessoas que fazem parte dele, seus processos, seu propósito e suas estratégias pode ser que esteja tomando um rumo que não tem mais volta.
Um forte abraço!
Kaká Cerutti é mentora estrategista de marcas, professora, palestrante, empreendedora e gestora de marketing da Empóriopet.