Um mercado de muitas possiblidades
Apesar do crescimento constante de empresas do setor PET, quem trabalha na área diz que o ni-cho de planos de saúde ainda é uma novidade.
Turbinado por fatores como uma redução sistemática dos índices de natalidade e, mais recentemente, por desafios impostos pelo isolamento social durante a pandemia, o mercado de produtos para PETs vem registrando sucessivos crescimentos. E, no ano passado, não foi diferente.
O setor faturou R$ 51,7 bilhões, aumento de 27% em relação a 2020, segundo dados do Instituto PET Brasil. A maior parte desse valor, como é de se imaginar (R$ 28 bilhões), corresponde à alimentação. Com a ração tendo substituído os restos de comida em boa parte das “mesas” dos bichos brasileiros, o setor caminha, agora, para uma maior sofisticação em outras áreas, como a dos planos de saúde para PETs. Mas, a procura por seguros de assistência à saúde animal também registrou aumento de 35% nos últimos anos, segundo a Célebre Corretora.
Os números globais mostram que esse tipo de serviço ainda é pouco adotado no país. Segundo um levantamento da Plamev, empresa do ramo de saúde PET, nos Estados Unidos, 1% dos donos de PETs possuem seguro; na França essa participação chega a 5% e no Reino Unido, 25%. No Brasil, apenas 0,05% dos proprietários de PETs possuem seguro.
Os valores dos planos não chegam a assustar. O pacote mais em conta oferecido pela Plamev, por exemplo, sai por R$ 14,99 mensais e inclui teleorientação (consulta on-line com veterinário), seguro de três meses caso o “pai de PET” perca o emprego, uma consulta presencial por ano e auxílio funerário de R$ 1.200. Já a versão top de linha, batizada de Diamond, custa R$ 321,25 por mês e inclui pacote completo de vacinas, cobertura de cirurgia de catarata, UTI, inseminação artificial, consulta domiciliar e castração — os valores para cães e gatos são os mesmos, com variação apenas no tipo de plano.
No Meu PET Club, os planos começam com mensalidades de R$ 24,90 e coberturas que abrangem o dia a dia do animal, como consultas com veterinários e seguem até R$ 319,90, incluindo hotel PET, acupuntura, fisioterapia, banho e tosa. Os limites de uso variam de acordo com o plano escolhido.
Na Porto PET, os planos custam a partir de R$ 99, com cobertura para procedimentos e acesso a cuidados como vacinação e castração, cirurgias, internação e tratamento periódico de antipulgas e vermífugos. Todos os planos oferecem atendimento domiciliar para consultas e vacinas.
Atuando em um mercado ainda pouco explorado, a Plamev vem apresentando, desde o início da pandemia, índices de crescimento na casa dos três dígitos. Foram R$ 5 milhões de faturamento em 2020, R$ 10 milhões no ano passado e a previsão para este ano é de R$ 24 milhões. O número de colaboradores, hoje de 70 pessoas, deverá chegar a 220 até o final do ano. “Nos últimos dois anos, a empresa se consolidou no mercado como referência, por ser acessível, já que tem diferentes tipos de assistência aos PETs, e por garantir flexibilidade na hora de atender às necessidades dos tutores, além de promover toda cadeia impactada pelos serviços. É isso que tem permitido o crescimento da marca e ampliado nossa presença no Brasil”, comenta Pedro Svacina, CEO da Plamev PET.
A companhia iniciou a expansão com a proposta de reembolso, permitindo que tutores de PETs com plano de saúde pudessem escolher em qual clínica veterinária levar o animal de estimação (esta estratégia permanece). São mais de 1.200 clínicas e quase 2.000 veterinários conveniados em todo o Brasil. O modelo, que inclui suporte internacional, pode ser adquirido por clientes de todos os estados. Só no ano passado, a empresa dobrou a base de PETs com suporte de plano de saúde.
“Com faturamento anual estimado para 2022 de R$ 50 bilhões, o mercado de saúde PET ainda está aquém do grande potencial no Bra-sil e nós já nos posicionamos como agentes de transformação neste segmento, levando mais sensibili-dade e cuidado para os PETs, faci-lidade para os tutores e incentivo para a cadeia que se relaciona com este mercado, sejam pet shops, la-boratórios ou clínicas veterinárias”, explica Svacina.
Telemedicina animal
Além das opções convencionais, já existem empresas que oferecem, atendimento on-line. A Digital Pet Health é uma dessas empresas. Apresenta uma solução inteligente que viabiliza a participação dos tutores na gestão de saúde dos seus PETs, sem carências na aquisição de serviços, com preços e condições diferenciadas por meio de rede de veterinários qualificados.
O mercado PET tem mostrado crescimento estratosférico nos últimos dois anos, refletindo a adoção de PETs e respectivo investimento nos seus cuidados, entretanto, um efeito de acomodação parece estar em curso. Aquele impacto que gerou faturamento no momento inicial em serviços veterinários, agora está arrefecendo. “Como sabemos, o animal cumprindo sua agenda de vacinas, sendo saudável e bem cuidado, tende a não realizar visitas mensais ao médico. Aqui cabe um ponto favorável: sendo novos tutores, o veterinário possui boas chances de orientá-los a realizar cuidados de maneira mais adequada em relação àqueles outros tutores que só aparecem quando o PET está muito doente. A chance está aí e vale trilhar esse caminho”, aconselha, Jeferson Braga, consultor do setor PET e Fundador da PetCon$ult.
A fintech Paws Bank, reconhecida como conta digital segmentada para o mercado PET, traz como novidade o novo pacote de benefícios que se estende para toda família, trata-se do seguro de acidentes pessoais exclusivo para o correntista e a telemedicina, o atendimento é simples e prático, disponível por 24horas.
Os clientes da Paws Bank na sua maioria são tutores de animais de estimação e já podem contar com benefícios como desconto em compra de produtos para PETs, itens para banho e serviços como adestramento de cães com condições especiais, plano de saúde, possibilidade de empréstimos com garantia de imóvel, consórcio sem consulta ao SPC e SERASA, que contempla também os empresários do setor, além do crédito pessoal.
“O nosso propósito e filosofia é oferecer possibilidades por meio de produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes de forma que não comprometa a sua renda e ser o facilitador financeiro deles. Por isso, a Paws Bank veio com o intuito de ajudar todos aqueles que são amantes de PETs, desde tutores a empreendedores. Então, nada mais justo do que oferecer um serviço de qualidade e menos burocrático para os nossos clientes”, declara Eliezer Martins, CEO e Fundador da Paws Bank.
A TioChico, pioneira na primeira consulta veterinária on-line do Brasil, passou a disponibilizar 24h orientação médica veterinária onli-ne desde outubro de 2021, se tornando a primeira empresa no Brasil pronta a oferecer a telemedicina, regulamentada pela Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nº 1.465/2022.
“Identificamos o quanto é importante o tutor ter este acesso para sanar dúvidas relacionadas ao cotidiano e bem-estar do PET, como alimentação e vacinas, mas também oferecer suporte em situações em que o cliente esteja enfrentando qualquer tipo de situação e não tenha certeza de quais tipos de cuidados o animal irá precisar”, declara Cláudio Goldsztein, um dos idealizadores do aplicativo.