Levantamento do Sebrae aponta que o ramo de lojas de animais e pet shops, um dos mais buscados como Ideia de Negócios em 2022, segue como tendência para 2023. Resultado disso é que o Brasil é o 3º do ranking mundial na população total de animais de estimação. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).
“Esse segmento é muito procurado porque é fácil, não precisa de grandes instalações para quem trabalha com alimentos, acessórios, roupas e brinquedos. O aumento de negócios voltados para animais de estimação cresceu de acordo com a demanda, que foi criada pelo crescimento do número de pets nos lares. A perspectiva de crescimento do setor até 2026 é de cerca de 87%”, destacou Flávio Barros, gestor do segmento de saúde e bem-estar do Sebrae.
O mercado Pet cresceu de forma acentuada ao longo da pandemia de Covid-19. Na mesma toada, as adoções aumentaram 300%. Segundo estudo do Sebrae, a primeira metade de 2022 contabilizou mais de 18 mil empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e varejo de medicamentos veterinários.
Câmeras de monitoramento para vigiar e até conversar com os pets, alimentadores automáticos controlados por aplicativos, brinquedos que estimulam os animais a gastar energia para diminuir o stress e os cuidados com a nutrição são algumas das apostas do segmento.
Veja dicas para ajudar os empreendedores que buscam empreender no setor de Pets
1 – Fique de olho nos custos
2 – Tenha um diferencial para se destacar
3 – Invista em qualidade de serviços diferentes
4 – Invista na fidelização da clientela com descontos e planos mensais
5 – Divulgue o negócio nas redes sociais para atrair clientes
6 – Esteja atento às exigências legais, normas e decretos
Fonte: Sebrae