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O crescimento do mercado pet tech no Brasil

O crescimento do mercado pet tech no Brasil

Com a tecnologia, as startups estão trazendo inovações para os pets e seus tutores. Assim como em outros segmentos, a tecnologia avança na indústria Pet e o mercado vive expansão. Há cada vez mais oportunidades para novos negócios que aliam tecnologia aos cuidados com os animais de estimação.

Na rua, nos parques e nas janelas, é fácil ver pessoas com seus cachorros, gatos e passarinhos. Com 149,6 milhões de animais de estimação, segundo o censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2021, o Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos. Considerando os 215 milhões de brasileiros, pelo menos 70% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha.

Após um ano desafiador devido a fatores complexos, que envolveram questões políticas e de insegurança
econômica mundial, as startups conseguiram se ajustar à crise. Agora, o momento é outro. Em 2023, o mercado de inovação pôde mostrar potencial para aplicação de capital. Neste sentido, startups como as pet techs devem destacar sua evolução e atrair mais investidores.

Seguindo a tendência de digitalização do consumo, empresas de tecnologia desenvolveram produtos inovadores e soluções em serviços, que incluem delivery, cuidadores e até planos de saúde. São as pet techs, as startups focadas em atender toda esta cadeia, de produtos a serviços, voltados aos bichinhos.

Em 2022, muitas empresas emergentes conseguiram validar soluções que têm auxiliado o crescimento do setor Pet, integrando o segmento cada vez mais às novas tecnologias. “Neste ano, é possível prever mais tendências para o mercado. Serão mudanças graduais e de qualquer forma, evidenciarão um “chão” mais firme para pisar”, declara Alaíde Barbosa, CEO da Capri Venture Builder, primeira corporate venture builder brasileira focada em pet tech, que tem como objetivo transformar o ecossistema pet tech no País, por meio de parcerias com startups para trazer soluções tecnológicas e positivas para o setor.

Em seu portfólio já é possível encontrar startups variadas, como a Cãez, uma companhia de liderança
feminina, que oferece perfumes e cosméticos aliados à tecnologia de ponta, produzidos em um processo 100% sustentável.

Para desenvolver um negócio é fundamental buscar conhecimento. Por isso, é preciso estudar, conhecer o público, ser resiliente e visar um diferencial. “As startups devem se posicionar mostrando seu processo de evolução e esbanjar clareza para explicar os produtos ou as soluções envolvidas, ressaltando ainda o valor e o impacto que podem gerar na vida das pessoas e de seus pets”, complementa Alaíde.

As companhias inovadoras conseguem responder rapidamente à crise e se adequar ao mercado. No ano
passado, por exemplo, já era esperada a redução nas captações devido ao receio dos investidores diante do cenário desafiador. Portanto, as startups se organizaram para queimar menos caixa e se manterem ativas.

Ao contrário da trajetória convencional de muitas empresas, a Petlove fez o caminho inverso, é nativa digital e, só depois de alguns anos no e-commerce, começou a ampliar seu caminho e investir no mundo físico. “Sabemos que o mercado Pet possui um grande potencial: segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB), o faturamento no segmento cresceu 16,4% no ano passado, chegando a mais de R$ 60 bilhões. Por isso, além de nos consolidarmos com os serviços tradicionais, aumentamos nosso escopo de trabalho, criando um verdadeiro one stop shop, capaz de acolher as necessidades dos pets e tutores, e nos transformamos em um ecossistema de produtos, serviços e plano de saúde”, explica Marcio Waldman, Fundador da Petlove.

Dentro deste cenário, a VetBR, está reforçando a aposta na plataforma on-line de vendas que criou há cerca de um ano, a VetBR ON. Do ponto de vista da operação da distribuidora, o reforço da plataforma de vendas on-line representa um importante ganho de escala. “A melhora da ferramenta também ajuda a empresa a contornar a barreira geográfica das grandes distâncias do território nacional, além de colocá-la em contato com os milhares de estabelecimentos comerciais Brasil afora”, afirma o CEO da companhia, Antonio Fontes. Com isso, segundo o executivo, abre-se para a VetBR uma grande oportunidade para agregar mais um canal de vendas.

As pet techs estão mais preparadas e prontas para demonstrar seu crescimento e corresponder às expectativas. O caminho é estabelecer presença digital, apostar em diferenciais e trazer algo novo para o mercado, sempre em busca da melhor qualidade. Ainda são pontos cruciais para o sucesso: investir em marketing, conhecer o seu negócio e manter a equipa engajada.

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