Pouco se sabe sobre a origem do pastor branco suíço. Descendente direto do pastor alemão, os primeiros exemplares da raça foram importados dos Estados Unidos para a Suíça, ainda no começo dos anos 70.
Segundo historiadores, os pastores suíços eram conhecidos nos Estados Unidos e no Canadá como pastores brancos e, só foram aceitos nesses países como a raça distinta dos outros pastores. O seu primeiro registro é de março de 1966, quando um macho americano chamado “Lobo” surgiu. Ele pode ser considerado o progenitor desses cães na Suíça.
Como seus descendentes, o “Lobo” foi registrado no livro de origem Suíço. Assim, eles se multiplicaram pela Europa e apenas em 1991, o pastor suíço foi registrado como uma nova raça. Não é à toa que pode facilmente ser confundida com o pastor alemão branco, afinal, o que difere os dois são características como a pelagem, estrutura e temperamento.
O primeiro tem pelos mais longos e é super dócil com seus tutores. Ambos possuem orelhas eretas que
são o charme da raça, porém, a estatura do branco da Suíça é bem musculoso e apresenta altivez. Ele também possui um porte mais alongado e elegante que permite uma movimentação mais constante e estável, principalmente em caminhadas com os tutores.
De personalidade dócil, é alegre e amigável. Fácil de treinar, apesar de serem raças distintas, herdou de seu primo, o pastor alemão, a versatilidade de trabalho, sendo hábil em várias funções. O tamanho dos machos varia de 58 a 66 cm e de 53 a 61 cm para as fêmeas. O peso dos machos fica entre 30 a 40 kg e as fêmeas de 25 a 35 kg.
Fonte: Petz