Também conhecido como Mah Thai, este cachorro foi desenvolvido no leste da Tailândia. É um cão leal e bastante devoto de seus tutores, mas que precisa de treinamento e socialização precoce para se tornar um companheiro daqueles indicados para todos os momentos. O pet já foi utilizado para fazer escolta de carruagens e ainda hoje desempenha a função de guarda e caça.
Bastante forte, a raça é destemida, protetora e gosta de viver em lugares de clima mais quente. A faixa de pelos nas costas, em sentido contrário, é encontrada em apenas outras duas raças no mundo.
A pelagem do Thai Ridgeback é composta por pelos curtos e lisos. Na região dorsal, forma-se uma crista e os pelos crescem na direção oposta dos restantes, como no Rhodesian Ridgeback. Pode ser encontrado nas cores preta, azul, castanho e prata.
O Thai Ridgeback foi criado de forma natural, ou seja, não houve nenhum cruzamento induzido pela ação humana com o objetivo de proporcionar uma certa aparência física ou mesmo com a meta de melhorar a personalidade do cão. O isolamento provocado pela posição da região leste no território tailandês fez com que o Thai Ridgeback evoluísse sem misturar os seus genes com outras raças.
Ágil e ativo, leva a fama de ser extremamente protetor e territorialista. Se não for bem socializado desde os primeiros meses de vida, pode se exaltar ao se deparar com algum outro cachorro ou pessoa fora do seu convívio. Atento a tudo o que acontece ao redor, gosta de alertar sempre que um perigo se aproxima. Uma vez adaptado à vida familiar, pode se tornar um excelente companheiro de todos.
Geralmente, o cachorro elege uma pessoa da família como favorita e dela deverá vir os treinamentos e ensinamentos. O Thai Ridgeback precisa de um tutor firme e calmo, que saiba exercer uma boa liderança e tirar proveito da inteligência deste pet. Por possuir pelagem muito curta, esta raça não costuma incomodar as pessoas alérgicas.
É um cão calmo e silencioso que não tolera bem outros cachorros, já as crianças podem fazer sucesso com ele, desde que ele seja acostumado a lidar com elas desde muito cedo. O musculoso cachorro vive, em média, entre 10 e 14 anos. A altura varia de 51 a 61 cm e o peso de 16 a 25 kg.
Fontes: Pet Love e racasdecachorro