Um faturamento de R$ 8 milhões para 2025. Essa é a meta de Cleber Santos e Dan Batista, sócios fundadores da Comport Pet, nome conhecido no mercado pela quase onipresença no setor, mais recentemente por alavancarem empreendedores na gestão de novos negócios.
Quem conhece a trajetória do casal, sabe que essa é uma nova etapa de uma série ininterrupta de projetos. O baiano de 34 anos, que foi morador de rua, e sua sócia e esposa, anunciam um plano audacioso: a formação da holding Grupo Comport formada por cinco empresas independentes.
A partir de agora, o Grupo vai representar no mercado as empresas: Comport Pet, que abrange loja, creche e hotelaria, além da Comport Ensino, universidade on-line criada na pandemia e que ganhou sede física em novembro, a Comport Franquia, criada recentemente e que vislumbra a abertura de dez lojas por ano em diferentes cidades do Brasil com o selo Comport, além da Efeito Mídias, recentemente aglutinada pelo casal para prestar serviços de mídia sociais para empresários do setor. Ainda no primeiro semestre de 2024 está prevista a oficialização da Comport Tech, que abrigará o escopo de sistema de gestão para o mercado, com foco em pet shops, clínicas, creches e hotéis do setor.
Investimento em loja conceito – Inaugurada em novembro passado, a nova sede da Comport Pet, na Vila Mariana, bairro nobre de São Paulo ocupa um espaço de 1.200 m² construídos ao longo dos últimos dois anos com um investimento aproximado de R$ 2 milhões.
Para os tutores de pets, a sede contará com sala de cinema para cães e gatos, a primeira do Brasil, segundo Dan Batista, além de todos os serviços de creche e hotel, banho e tosa, e espaço para atendimento veterinário e outras especialidades, como musicoterapia.
No viés negócios, além da primeira sede física da Comport Ensino – que realiza cursos profissionalizantes validados pelo MEC para quem deseja ingressar ou se aperfeiçoar no setor (mais de 3 mil alunos já passaram pelos cursos) – no endereço vai funcionar uma espécie de laboratório destinado à capacitação de futuros franqueados que, ao ingressarem no modelo de franquias, receberão treinamento nas dependências da loja em simulações operacionais do negócio e em aulas de gestão, finanças, marketing, vendas, entre outros tópicos pertinentes à representatividade da marca em suas regiões.
A proposta, explica Dan Batista, é fortalecer a loja como um centro de referência em bem-estar animal e de educação para o mercado. Uma espécie de ponto focal do setor, que desponta como um dos mais promissores fortalecer a loja como um centro de referência em bem-estar animal e de educação para o mercado. Uma espécie de ponto focal do setor, que desponta como um dos mais promissores
de bens e serviços: o Brasil abriga cerca de 150 milhões de animais de estimação, dos quais mais de 85 milhões são cães e gatos, segundo dados do IPB (Instituto Pet Brasil).
Grupo Comport em números
R$ 5 milhões é o faturamento atual do Grupo Comport.
- R$ 8 milhões é o faturamento projetado para 2025, somando as cinco empresas: Comport Pet, Comport Ensino, Comport Franquia, Efeito Mídias e Comport Tech.
- 100 por dia é o número de pets atendidos pela Comport Pet que, sozinha, fatura R$ 3 milhões ao ano. Além de todos os serviços de creche e hotel, banho e tosa, a loja possui salas para atendimento veterinário e especialidades diversas.
- 3.600 é o número de alunos que já passaram pela Comport Ensino que oferece cursos no Brasil e para pessoas que vivem na Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal, Londres, México, Canadá e Austrália. A empresa fatura atualmente R$ 2 milhões ao ano e oferece cursos profissionalizantes para novos empreendedores do setor, e para empresários que miram crescimento.
- 10 franquias ano é a meta da Comport Franquia, que compreende três modelos de negócios. O primeiro considerado “boutique” segue a tendência do formato “containers” para a disponibilização dos serviços de banho e tosa em condomínios e outros locais. Esse modelo foi desenvolvido para novatos do setor, com expectativa de faturamento mensal de R$ 80 mil a R$ 100 mil. Já o segundo requer uma estrutura maior, entre 100m2 e 280m2, para a oferta de serviços completos. Para o novo franqueado, a proposta estima um faturamento mensal de R$130 mil a R$ 180 mil. O terceiro e mais robusto caminho segue a linha de serviços completos, porém com uma estrutura entre 300m2 a 500m2, destinado àqueles que possuem experiência em montar empresas e possuem sócios investidores, com previsão de faturamento mensal de R$ 180 a R$ 250 mil. O plano de negócios do casal de empreendedores é conquistar um total de 200 lojas franqueadas para, em seguida, dar dedicação total ao crescimento das mesmas.