Destemido e Musculoso
Originária das ilhas ocidentais da Escócia, em especial da ilha de Skye, a história dessa raça nos leva diretamente ao século XVI.
O seu nome foi inspirado nas rochas (cairns) que eram utilizadas para demarcar territórios ou sepulturas e onde os Terriers encontravam a sua caça.
A partir de uma ampla variedade de cães do tipo Terrier, destacam-se quatro raças: Cairn, Skye, West Highland White e Escocês.
Os Cairn Terrier são cães de pernas curtas e constituição forte, com uma aparência que se assemelha a de uma raposa. Possuem pelagem áspera e abundante, subpelo curto, macio e denso. Podem apresentar cores, como creme, trigo, vermelho, cinza ou quase preto, com manchas de todas as tonalidades. As orelhas são pequenas e pontiagudas.
Apesar de não serem pesados, são musculosos . Os cães adultos têm uma altura de 28 a 31 cm, pesam cerca de 6 a 8 kg e têm expectativa de vida média de 12 a 15 anos.
Além de sua aparência encantadora, são conhecidos por sua alegria, animação e extroversão. Podem ser treinados para conviver com crianças. Dotados de uma personalidade forte e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para aqueles que desejam ter um cão extremamente divertido, curioso, ágil e enérgico. Apesar de seu tamanho compacto, precisam de exercícios e estímulos, além de um espaço onde possam cavar, rasgar, puxar e roer.
A convivência com gatos requer treinamento adequado e nem sempre a convivência com outros animais peludos pequenos é bem-sucedida. Embora gostem de estar em companhia de outros cães, alguns Cairn Terrier podem apresentar comportamento inadequado. Por isso, é importante treiná-los desde cedo para conviverem com gatos e outros animais de estimação. Geralmente são independentes e teimosos, o que exige um treinamento delicado e consistente.
Fonte: Purina