A limpeza diária combate as placas bacterianas e previne a doença periodontal.
Assim como os humanos, a higienização da boca e a escovação dos dentes dos cães e gatos devem ser diárias para manter a saúde bucal e prevenir doenças.
O médico-veterinário e especialista em odontologia do Grupo Vet Popular, Thiago Prescinotto, explica que a simples higienização evita problemas bucais, entretanto é importante que os donos dos pets realizem a limpeza de forma adequada e leve os seus animais aos veterinários regularmente, pelo menos uma vez por ano. O especialista ressalta que não deve ser usado nada de humano, já que no mercado pet existem escovas com cerdas mais suaves e especialmente anguladas, além de cremes dentais exclusivos para cachorros com sabores agradáveis como frango ou carne. “A escovação inicial é como um adestramento, o dono deve se habituar a ir aos poucos, pode começar com dedo, por exemplo, depois com uma dedeira, até chegar à escova de fato”, ensina. “Com a escovação combatemos as placas bacterianas, evitamos o mau hálito, doenças na gengiva e a queda de dentes, além de infecções graves que podem se espalhar causando risco à vida”, afirma Prescinotto.
O médico-veterinário alerta que a principal doença causada pelo tártaro é a periodontal; e os primeiros sinais são mau hálito e inflamação da gengiva. Já na fase mais avançada acontece a destruição óssea e a perda dos dentes. “Procurar um especialista ao perceber algo de errado como mau hálito e inflamação da gengiva é imprescindível para que a doença não evolua e chegue a um estágio irreversível, já que a bactéria presente no tártaro destrói os dentes”, reforça. Outra informação importante, segundo Prescinotto, é que a doença grave na boca prejudica outros órgãos, levando inclusive à diminuição do tempo de vida dos animais. “Por isso é importante que os donos de cães e gatos realizem a escovação uma vez ao dia, prevenindo problemas bucais”, finaliza o especialista em odontologia veterinária.