Dizer a palavra “não” para muitas pessoas é algo tão difícil que elas acabam vivendo a vida, as tarefas e os sonhos dos outros por nunca conseguir priorizar seus próprios objetivos.
Parece besteira falar sobre isso, mas você já reparou em quantos “Sim” você diz todos os dias quando lhe pedem algo? Já reparou que toda vez que está tentando realizar alguma tarefa que vai ajudá-lo a alcançar um objetivo ou uma meta, você tem sempre alguém que pede ajuda em algo e você acaba dizendo “Simmmmm eu ajudo”? Dizer sim o tempo todo é um grande problema. Toda vez que dizemos sim para diversos pedidos de quem trabalha conosco, funcionários, amigos e até familiares, em muitos casos estamos dizendo não para nossos projetos e objetivos.
De modo geral, as pessoas muitas vezes sentem que não podem dizer “não” a alguém que lhes pede algo porque não querem ser chatas. Muitas vezes porque não queremos passar a sensação de que não somos pessoas legais ou que não queremos ajudar. Acreditamos que a outra pessoa ficará chateada conosco e passaremos a impressão de não sermos solícitos. Mas você já parou para pensar que as pessoas que constantemente lhe pedem ajuda podem estar alcançando seus objetivos e metas, e você não, por
que mais passa o tempo ajudando os outros e não olhando para si? É aí que mora o grande perigo e onde você tem que colocar sua atenção para resolver de uma forma amigável e que fique confortável para ambos, evitando as más impressões e interpretações errôneas.
Antes de entendermos como poderemos dizer um “não” com tom de “sim”, o famoso termo “não positivo”, temos que entender o motivo pela qual temos tanta dificuldade de nos priorizarmos diante das tantas solicitações que enfrentamos no dia a dia. Tudo está relacionado ao medo: de perder oportunidades; de ser mal-educado; de magoar o outro; de sermos rejeitados; de não haver reciprocidade e de sermos malvistos no grupo que pertencemos. Todas essas formas de medo é que nos fazem, na maioria das situações, a dizer um “sim” querendo dizer um “não”. E o pior, auxiliamos o outro e trazemos a culpa para a nossa vida, porque você sabe que a atitude que tomou está tomando minutos, horas ou dias da sua vida que deveria estar sendo dedicada aos seus projetos, capacitações, objetivos, metas, sonhos e acaba com a nossa produtividade.
Mas como então que podemos dizer “não” e não sermos mal-interpretados? Vou dar para vocês uma grande dica: o que interessa verdadeiramente é como e quando falamos “não” e como e quando falamos “sim”. Adoramos o poder da reciprocidade e gostamos muito de ajudar as pessoas. Podemos falar “sim” em diversos momentos do dia, mas o grande segredo para sermos muito mais produtivos, alcançar nossas metas, objetivos e sonhos é aprender a dizer o “não” no momento que ele precisa ser dito. O “não positivo” tem o poder de transformar nossas vidas de forma significativa, pois nos permite dizer “sim” para aquilo que realmente importa: nossas necessidades, crenças e prioridades.
Para ajudá-lo a dizer seus “nãos positivos” vou dar algumas três importantes dicas de frases que irão facilitar o processo de dizer “sim” para você:
- “Posso lhe ajudar com isso amanhã (ou depois) às X horas?”
- “Você já tentou pesquisar em algum lugar como se faz isso?”
- “Desculpe, essa não é uma boa hora, estou no meio de uma tarefa importante. Podemos conversar daqui a X horas?”
Usando dessas três sugestões de frases, você conseguirá chegar ao seu “sim” com toda a certeza, porém nunca se comprometa com algo que não poderá entregar ou que irá comprometer seus objetivos, colocar seu trabalho em risco ou atrapalhar outras pessoas. E lembre-se que quando assumimos mais tarefas do que podemos entregar, geralmente não conseguimos fazer tudo dentro do prazo ou fazemos de qualquer forma. Isso vale para as nossas atitudes e tarefas também, portanto tenha muita atenção e empatia na hora de tomar a decisão de dizer o SIM para tudo e todos. Somente nos priorizando é que conseguiremos ter mais produtividade e assertividade em nossa vida, cumprindo com o que decidimos ser o melhor para nós e para os que convivem conosco.
Kaká Cerutti — Marketing e Comunicação da empresa Empóriopet. Saiba mais em www.emporiopet.ind.br ou pelo e-mail sac@emporiopet.ind.br