Revista NP

Revista Negócios Pet

Buldogue Campeiro

Existem algumas teorias para o surgimento do Buldogue Campeiro no Brasil. A mais defendida diz que a raça tem suas origens no Buldogue Inglês e no Bull Terrier, que vieram da Europa a partir do século XVIII. Essa teoria é a mais provável, pois o atual Buldogue Campeiro carrega as mesmas características do Buldogue Inglês, que possuía um perfil e atributos mais apropriados para o trabalho, mas que foram sendo perdidos com o passar do tempo.

Essa raça teve uma grande participação no crescimento agropecuário do Brasil. Ela era muito utilizada nos campos gaúchos, sendo um excelente capturador e controlador de gado e também foi usado no Mato Grosso do Sul, como ajudante no abate de porcos e de outros animais.

Nos anos 70, o Buldogue Campeiro passou por um período de quase extinção. Isso ocorreu devido à regulamentação e imposição de leis e medidas sanitárias para matadouros e também à popularização de outras raças de cachorro.

Porém, o cinófilo Ralf Schein Bender se apaixonou pela raça em 1970 e percorreu o Brasil procurando exemplares do Buldogue Campeiro. Ele resgatou e aprimorou a raça. Seu esforço foi compensado e em 2001 a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) passou a reconhecer oficialmente a raça, mas ainda não é reconhecida pela FCI (Federação Cinológica Internacional).

Cão de grande porte, bastante forte, potente e musculoso. Possui pelo curto, liso, nem áspero, nem macio. Encontrado nas cores marrom, louro-dourado, creme, marrom-avermelhado e tigrado. As orelhas são pequenas, triangulares e levemente dobradas.

Os machos e as fêmeas podem pesar entre 35 e 45 kg e ambos podem medir entre 48 e 58 cm.

A raça é versátil porque é de fácil adaptação. São companheiros, leais e fiéis aos donos e familiares. Estão sempre em alerta, por isso são bons cães de guarda. O Buldogue Campeiro precisa de exercícios durante o cotidiano, assim o dono deve sempre levá-lo a lugares em que ele possa correr, brincar e se divertir.

São inteligentes e aprendem as coisas com muita rapidez e facilidade. Além disso, adoram estar na companhia do dono. São sociáveis e afetuosos com crianças.

Todavia, o Buldogue Campeiro é um pouco ciumento e muito desconfiado com pessoas estranhas. Uma das principais características desta raça é que eles só latem quando há necessidades. Corajosos, são excelentes cães de guarda.

 

Fontes: canaldopet e caesonline

 

 

 

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.