Espécie marinha e exótica, a moreia-verde (Gymnothorax funebris), também conhecida como caramuru-verde (Green moray), é pertencente à família Muraenidae e possui uma forma exuberante.
Assim como a maioria das moreias, sua distribuição se dá em todo Oceano Atlântico Ocidental até o Sudeste do Brasil, incluindo as ilhas oceânicas brasileiras.
A moreia-verde não possui escamas e nem nadadeiras peitorais. É rústica, predadora e de hábitos alimentares carnívoros e noturnos, mas pode mostrar-se ativa também durante o dia. Apresenta características excêntricas, como o corpo imensamente alongado, cilíndrico, formoso e robusto. Suas narinas são tubulares e, embora muitos aquaristas suspeitem que o seu comportamento de abrir e fechar a boca seja um sinal de agressividade, este movimento nada mais é do que um comportamento específico que tem a função de ventilar as brânquias, dando a falsa impressão de falsas mordidas. Os adultos são donos de um verde intenso e uniforme no dorso, com tons mais claros no ventre. Já os jovens podem ser de tons mais escuros do que os adultos. Os seus dentes afiados e pontiagudos são ferramentas genuínas, onde presas dificilmente conseguem escapar. Durante o ataque, giram e sacodem o corpo para ganharem maior força e assim consigam arrancar um pedaço maior da presa. Devido a estes atributos, há quem as considere como verdadeiras “cobras” ornamentais. [userpro_private]
A moreia-verde é classificada como a maior moreia do Oceano Atlântico, podendo chegar a cerca de 250 cm de comprimento em seu habitat, embora no mercado ornamental seja mais comum encontrar exemplares com até 100 cm.
Muito cobiçada por sua forma exótica e incomum, a moreia é bastante cotada para a criação em aquários. E, para quem deseja garantir longevidade a este animal, é importante que os aquários sejam amplos, decorados com rochas para que possam se esconder e sempre serem tampados na parte superior, para evitar assim possíveis fugas e lesões.
[/userpro_private]
Amanda Fernandes é zootecnista pela Unesp de Jaboticabal-SP e integrante do Caunesp (Centro de Aquicultura da Unesp). amandafernanddes@hotmail.com