Revista NP

Revista Negócios Pet

Como tornar único um produto já existente?

Nem só de smartphones, tablets e afins se faz inovação. Muitos empreendedores acreditam no momento mágico de inspiração, em que uma ideia fabulosa surge, quase que por acaso, para virar um produto genial. Na maior parte das vezes, uma boa ideia nasce da simples observação de um problema real. Menos glamoroso, mas bastante eficaz.

O mercado pet é um celeiro de ideias e inovações, mas nem por isso é sucesso garantido, muito pelo contrário, se não houver muita pesquisa e conhecimento do mercado que se quer investir, para não cair na mesmice e criar novidades repetidas.

Para se ir além é preciso estimular a percepção de que a inovação está ao alcance de qualquer um que queira mudar sua rotina de trabalho para melhor.

Afinal, pequenas mudanças em processos, ajustes em sistemas de controle e outras modificações podem ser sugeridas e aplicadas em qualquer negócio.

Mariana de Castro, publicitária e designer gráfica, que é apaixonada por bichos desde criança e que há quatro anos trabalha no setor pet com seu It Pet Blog, é uma dessas empreendedoras. Ela observou por anos o mercado para poder criar algo novo dentro de algo que já existe e, em janeiro, inaugurou a It Pet Shop juntamente com seus sócios André Ferreira, engenheiro especializado em gerenciamento de projetos, envolvido em startups e que traz para a loja uma gestão altamente especializada, e Bruna Garrido, que apesar de jovem tem grande experiência com criação e manejo de cães e atendimento a clientes. “O conceito do It Pet Shop está pautado na informação e atendimento de qualidade.

Primeiro, fizemos uma cuidadosa curadoria de produtos e serviços, de modo a oferecer o que há de melhor e mais novo no mercado pet. Tudo o que aqui está foi testado, conhecemos os fornecedores, a qualidade, os conceitos por trás de cada marca. Cada produto presente na loja foi escolhido por uma razão, e tem uma indicação clara, sabemos por que e para quem indicar. Em seguida, selecionamos uma equipe especializada em atendimento, para que saibamos indicar estes produtos e serviços para cada necessidade, tanto dos pets quanto de suas famílias. Nossa equipe é diferenciada não apenas pela paixão em comum – bem-estar animal e atendimento de qualidade – mas pela formação em diversas áreas, o que agrega valor a cada um de nós e ao grupo”, explica Mari.

A It Pet Shop é localizada no Bairro Pinheiros, área nobre de São Paulo e para se diferenciar das centenas de pet shops da redondeza, Mariana e seus sócios foram buscar parcerias, visitar outros locais, conversar, conversar muito e foi então que nasceu o conceito One Stop Shop, onde existe tudo o que um pet necessita em um único lugar com serviços on e offline. O primordial é o bem-estar e a longevidade dos pets. E isso começa com um consultório veterinário propício a privilegiar a medicina preventiva, além de especialidades como nutrologia e medicina holística.

Como o banho e tosa é a menina dos olhos da grande maioria das pet shops brasileiras, Mariana criou um algo a mais dentro de algo que já faz sucesso. A infra-estrutura física também é diferente do usual. Os espaços foram desenvolvidos para oferecer bem-estar e segurança. “As áreas de banho e tosa e veterinária, por exemplo, são totalmente envidraçadas, para que tudo se veja. Aliás, a área do banho e tosa, que chamamos de estética e saúde, foi desenhada para que os profissionais trabalhem com mais eficiência e conforto e os pets tenham uma experiência mais prazerosa, menos estressante”, conta a empresária.

Para se diferenciar das demais fisicamente também, foi mudada a estrutura convencional do banho e tosa. “Mudamos a planta usual da maioria das pet shops, onde há área de lavagem e área de secagem. Cada banheira tem uma bancada adjacente, para que cada pet tenha sua área de banho e secagem independente de outros pets, diminuindo o estresse da proximidade com um cão desconhecido e não haja a necessidade de carregar o pet no colo entre as áreas. As banheiras têm paredes baixas e fundos altos, assim os pets conseguem passar sozinhos da banheira para a bancada e os profissionais podem trabalhar com as costas eretas, com mais ergonomia”, conta Mariana.

Segundo a proprietária, vários profissionais do mercado foram consultados para desenvolver essa planta. “A planta depois de pronta está se provando eficiente e foi aprovada por todos que aqui estiveram até agora. A área de estética e saúde está na vitrine da pet shop – outra inovação –, que tem vários pontos positivos:

1) durante a operação de banho e secagem, os cães ficam entretidos com o movimento na rua e, como a área é ampla, aparentam menos estresse, pois não estão em um espaço confinado. Porém, com a área de estacionamento na frente da loja, a vitrine não fica próxima à calçada, o que confere a distância ideal;

2) os tutores têm visualização total do processo, o que os deixa mais seguros e tranquilos quanto ao bem-estar de seus pets;

3) o serviço chama mais atenção dos pedestres do que uma vitrine de produtos, o que atrai clientes e muitos outros itens que foram minuciosamente estudados”, complementa Castro.

O destaque desse empreendimento fica de fato pelo que veio antes dele estar em funcionamento, é a união e o estudo detalhem cima de um projeto, para que fossem vistas outras necessidades que ainda não foram atendidas por outros estabelecimentos da mesma magnitude. “O que mais nos diferencia de outros projetos é que começou por um plano de negócios cuidadosamente elaborado com estudos de mercado e planilhas de custos detalhadas. Pesquisamos tendências de mercado, não apenas no âmbito pet e não apenas no Brasil.

Assim, nasceu um projeto arrojado, inovador e muito diferenciado. Percebemos que o cliente quer e precisa de atenção especializada e cuidadosa. Assim, o carinho para com nossos clientes de pernas e patas é prioridade. Conhecer pelo nome, conhecer detalhes e ter sempre em mente as particularidades de cada um é atendimento de qualidade. Faz com que o cliente se sinta especial – e aqui no It Pet Shop todos são. Estamos sempre à disposição para atender e aconselhar, ajudar e ouvir. Assim construímos um relacionamento de verdade”, conclui Mari.

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.