Revista Negócios Pet

Produtividade com resultados em 2020

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Produtividade com resultados em 2020

Fala-se muito sobre isso nas mídias sociais. Mas, o que é produtividade?! O que é ser produtivo? A produtividade pode ser definida como a relação entre quantidade produzida, recursos utilizados para produzir e a qualidade do produto ou serviço entregue ao mercado. Ou ainda, a quantidade de serviço/ produto que foi realizado/entregue em menos tempo com maior rentabilidade. Mas quando falamos em rentabilidade, estamos falando de duas áreas apenas: financeira e carreira. E as demais áreas?! Como ficam? Normalmente, em desvantagem. As duas principais a serem atingidas é a familiar e a saúde, o que gera um desequilíbrio que não sustentará por muito tempo a sua carreira ou a rentabilidade do seu negócio. Conseguem entender o quão complexo é isso?

Na atualidade, não basta ter performance em apenas uma ou duas áreas da roda da vida. Hoje é necessário entender que uma área da sua vida influencia diretamente as outras. Assim, de nada adianta ter alta performance e ser extremamente produtivo em apenas algumas áreas e nas outras ser frustrado ou infeliz. Ter o trabalho dos seus sonhos, mas não ter um relacionamento conjugal feliz. Ter um ciclo de amizades maravilhoso, mas ter um péssimo relacionamento familiar, por exemplo, é o que gera inúmeras frustações e impede que tenhamos resultados efetivos em nossa vida. Ter uma vida extraordinária não é ter uma vida perfeita, mas sim, ter equilíbrio em todas as áreas e ser feliz de verdade em cada aspecto da sua vida. Com as redes sociais, aprendemos a “parecer” e desaprendemos a “ser”. E esse é o primeiro passo para o caos se instalar e a sua produtividade cair a zero.

Aproveito para questionar: você já parou para imaginar como você se sentiria se tivesse uma vida de equilíbrio e feliz em todas as áreas? O que aconteceria se você se dedicasse com afinco ao seu pilar saúde? Quais outros pilares seriam beneficiados com os resultados positivos desta área? Essa foi a minha reflexão para 2020. Descuidei muito deste pilar nos últimos anos e hoje sofro as consequências. Falo por experiência própria, por isso trouxe este assunto para ser abordado aqui, já informando para vocês quais as minhas decisões e ações para ajustar este desequilíbrio e para transformar o cenário atual.

A minha primeira decisão foi que tarefa existe para dar resultado e o resultado visualizado na nossa mente é o maior incentivador para que se obtenha sucesso em algo. Temos que ter muito claro que a tarefa (execução) apenas existe como meio para o resultado, portanto é ele que importa. Se for realizada com qualidade, o resultado irá superar as expectativas. No caso da minha saúde, foi perceber que o alimento não serve apenas para alimentar-me e sim para nutrir o meu corpo e mente. O resultado será mais agilidade, disposição, ideias criativas, realização pessoal e mais produtividade. Não adianta fazer reeducação alimentar sem emagrecer, sem resultado. E a tarefa tem que ser feita com o menor recurso, mas com grande resultado, servindo para sua vida pessoal e profissional. Compreende?

A segunda decisão foi deixar de ser multitarefa. Às vezes eu esqueço que não somos máquinas. Sempre me “gabei” por ter a habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo (aliás, nós mulheres temos essa habilidade), porém, isso só atrapalha e me dei conta disso recentemente por causa dos resultados: alguns muito bons, outros horríveis. Então agora foco a minha produtividade em menos tarefas, e nas mais importantes. Fragmentei os grandes projetos e os dividi com outras pessoas que busquei para agregar ao resultado. Descobri meus limites e, então, estou construindo uma rotina menos estressante e que permite, ao menos, que eu aproveite mais oportunidades e comemore minhas vitórias — grandes ou pequenas, não importa – sem culpa de naquele momento estar fazendo alguma coisa que não seja trabalhar.

E a terceira decisão foi desacelerar, respeitando meus limites. Fazer muitas coisas, estar muito mais ocupada do que efetivamente produzindo me fizeram perder oportunidades importantes para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Comecei, portanto, organizando-me melhor. Dividi a minha rotina, fracionei as tarefas, elenquei as prioridades e evito a procrastinação. Com isso, percebemos que o tempo sempre esteve ali, o que faltava era uma atenção maior à utilização estratégica dos segundos que compõem a nossa rotina. Afinal, todos temos 24h por dia, não é mesmo? Então, como algumas pessoas têm excelentes resultados em diversas áreas da vida e eu não? Agora estou pronta para ir em frente.

Como bônus, deixo para vocês uma grande dica que está mudando a forma de ver a minha vida em diversos aspectos e que aprendi em um treinamento que fiz recentemente sobre produtividade e alta performance: ao fazerem o planejamento de suas atividades diárias – e não esqueçam de priorizarem-se – categorizem suas tarefas como urgentes (aquelas que não podem ser adiadas, que têm prazo), delegáveis (as que outras pessoas podem fazer por você), importantes (indispensáveis para o período) e as desnecessárias (que tomam a boa parte do nosso tempo sem agregar nada ao resultado). Dessa forma conseguimos ver onde vai o nosso tempo e conseguimos ajustar as horas do nosso dia para cumprir nossas metas e alcançarmos o equilíbrio entre as áreas superimportantes de nossas vidas!

Kaká Cerutti é mentora estrategista de marcas, professora, palestrante, empreendedora e gestora de marketing da Empóriopet.

 

 

 

Agora Nossa Edição Digital é Gratuita!

Garanta a sua assinatura e receba mensalmente nossas Edições no Formato Digital

Outras matérias que você pode gostar

Receba avisos dos próximos eventos do setor pet
Inscrever
close-image