Revista Negócios Pet

Trimming em Griffon de Bruxelas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Trimming em Griffon de Bruxelas

Por: Waldecir Silva

O Griffon não é um cão muito comum em encontrar no dia a dia
das pet shops. É mais visto em pistas em exposições. Porém, como sempre, é bom conhecer um pouco o trabalho básico para que, caso apareça em sua pet shop, você possa prestar um serviço de qualidade. Pois quem o compra como um pet sabe a raça que tem, o quanto custa e os cuidados que deve ter, portanto é muito importante que você como profissional deve saber e estar à frente do seu cliente.

Griffon é uma raça bem antiga. Em 1800 a raça foi estabelecida o suficiente para ser reconhecida em mostras de cães Belgas. De origem Belga provavelmente teve como seus antepassados o Affenpinscher e o Griffon d’ecurie ou “grifo estável”.

Os cachorros da raça Griffon de Bruxelas possuem bastante autoconfiança e entusiasmo. Muito ousados, brincalhões, teimosos e travessos. Este cachorro geralmente se dá bem com outros cães e animais de estimação. Possuem tendência a latir e subir em coisas. Alguns Griffons de Bruxelas são excelentes na arte da fuga. Esta raça é companheira e atrevida para uma família que deseja um animal sensível e divertido.

Para iniciarmos, quero mais uma vez falar sobre a importância do procedimento correto para que possamos ter e manter uma saúde da pele deste animal.

Neste tipo de pelo temos 3 fases de crescimento do pelo: Anágena, Catágena e Telógena. Segue a imagem abaixo para que possam entender.

Como vemos na imagem, mesmo que eu “corte” o fio, de nada adiantará ou mudará a sequência de crescimento, continuando a sequência e caindo de qualquer jeito.

A solução então é fazer um Trimming com faca, pedra ou dedal e tesoura semidentada. Assim, no processo, retiramos este pelo que já está nas fases Catágena ou Telógena. Sentimos ao arrancar a “dureza” do fio para que não machuquemos ou criemos algum dano à saúde do animal.

Vamos ao passo a passo do processo do primeiro trimming do Griffon. Para isso, como todos os filhotes, temos de tomar algumas decisões e passar para os tutores.

Normalmente os procedimentos são feitos em etapas, para que possamos fazer com que os cães acostumem-se com este fato novo que, além
de natural, pode ser “divertido”. Então procure nunca fazer em um único
dia, em uma única vez estes procedimentos por inteiro.

Agora Nossa Edição Digital é Gratuita!

Garanta a sua assinatura e receba mensalmente nossas Edições no Formato Digital

Outras matérias que você pode gostar