Estamos enfrentando uma situação extraordinária com a pandemia de Covid-19 e todos tivemos que adaptar nossa vida pessoal e profissional para desempenhar nosso papel de proteger a saúde e o bem-estar dos cavalos. Ao mesmo tempo temos a responsabilidade, inerente a nossa área de atuação, de orientar proprietários, treinadores e funcionários que lidam com os animais, quanto as medidas de prevenção da epidemia. Essa é nossa responsabilidade coletiva e deve ser uma prioridade.
Como todas as indústrias, o mundo do esporte equestre será drasticamente afetado e muitos de nossos membros estão sentindo o impacto financeiro em consequência das restrições impostas. Isso é extremamente desafiador e devemos fazer o que for possível para minimizar os efeitos em cada pessoa, em cada cavalo, como também nas empresas e organizações da cadeia do mercado equestre, ao mesmo tempo lembrando que sua saúde e bem-estar sempre vêm em primeiro lugar.
Nossa profissão é um serviço essencial e devemos seguir a exercendo-a por envolver a manutenção da saúde e vida dos animais.
Dr Rui Vicenzi
Presidente ABRAVEQ (Associação Brasileira de Veterinários de Equinos)