Revista Negócios Pet

Coronavírus: M.V. Kárin V. Kuibida MSc. Patologista

Os alfa e beta coronavírus geralmente infectam mamíferos, enquanto os gama e delta coronavírus geralmente infectam pássaros e peixes. O coronavírus canino, que pode causar diarréia leve, e o coronavírus felino, que pode causar peritonite infecciosa felina (PIF), são ambos alfa-coronavírus. Esses coronavírus não estão associados ao atual surto. O homem é  resistente a esse vírus, que não tem nada a ver com o Covid-19, o qual atinge as vias respiratórias.

As vacinas múltiplas como a V08 e V10, imunizam o cão contra o coronavirus canino, que não é o mesmo que está causando a pandemia. Como se trata de uma doenca nova, ainda nao há vacina e,  portanto, as vacinas caninas não podem ser aplicadas em humanos e não são eficazes contra o Covid-19.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que, até o momento, não há evidência significativa de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir o novo coronavírus (Covid-19).

 

A WSAVA recomenda que os proprietários de animais de estimação em áreas onde há casos humanos conhecidos de COVID-19 continuem seguindo as informações de seus órgãos regulamentadores, lavando as mãos antes de interagir com seus animais de estimação e, se estiverem doentes, usando máscaras quando perto deles.  O tutor infectado, ao espirrar ou tossir poderá espalhar partículas virais no pêlo do animal. Mesmo não havendo evidências de que o animal desenvolva a doença, não há garantias de que não haverá transmissão. Neste momento de incertezas, todo cuidado faz a diferença para se evitar o contágio.

 

Desta forma, reforçamos a necessidade de que as pessoas pratiquem a guarda responsável, cuidem da saúde dos seus Pets, mantenham medidas necessárias para evitar a propagação das doenças e cuidem de seus pensamentos  pois eles se tornam suas palavras,  suas palavras se tornam ações, suas ações se tornam hábitos, seus hábitos formam o caráter e o carácter se torna seu destino.

Saúde a todos!

 

M.V. Kárin V. Kuibida MSc. Patologista

Diagno Vet Laboratório Veterinário

www.diagno.vet.br

@diagnovet

 

 

https://wsava.org/news/highlighted-news/the-new-coronavirus-and-companion-animals-advice-for-wsava-members/

https://wsava.org/wp-content/uploads/2020/03/COVID-19-Owner-Contact-Guidelines-University-of-Guelph-Portuguese.pdf

https://wsava.org/wp-content/uploads/2020/03/COVID-19_WSAVA-Advisory-Document-Mar-19-2020.pdf

https://www.avma.org/resources-tools/animal-health-and-welfare/covid-19

https://wsava.org/wp-content/uploads/2020/03/COVID-19-Protocolo-de-atendimento-em-centros-veterinarios-APMVEAC.pdf

https://wsava.org/wp-content/uploads/2020/03/COVID-19-Protocolo-para-los-centros-veterinarios-Veterinarios-Sevilla.jpg

https://soundcloud.com/vetfolio/covid-19-in-animals-the-facts-from-an-infectious-disease-expert

 

Gostou do conteúdo desta matéria? Compartilhe com seus amigos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.
Dev by Megaflood