Revista Négocios Pet
O Maior Conteúdo de Mercado Pet do Brasil

Revista Negócios Pet

O império do luxo no universo pet

O império do luxo no universo pet

Em um cenário onde os animais de estimação são cada vez mais considerados membros da família, as principais marcas de luxo do mundo encontraram um novo território para expandir seus impérios: a moda Pet. O que começou como um nicho experimental, hoje movimenta milhões e atrai nomes como Louis Vuitton, Gucci e Ralph Lauren.

A história da moda Pet de luxo tem suas raízes no início dos anos 2000, quando algumas marcas começaram a testar timidamente acessórios para animais. No entanto, foi na última década que o segmento ganhou força, impulsionado pela humanização dos animais de estimação e pelo crescimento do mercado Pet global. Marcas icônicas como Gucci, Tiffany & Co., Prada, Louis Vuitton, Versace e Dolce & Gabbana têm ampliado suas ofertas para incluir produtos de luxo para os pets. A Gucci, por exemplo, lançou uma coleção que reflete o estilo de vida sofisticado dos donos, com camas e coleiras estampadas com o tradicional monograma da marca. A Tiffany & Co. entrou com coleiras premium no icônico azul Tiffany, enquanto a Prada integrou conceitos de sustentabilidade em seus produtos, como bolsas de transporte feitas de Re-Nylon.

Em 2024, o mercado Pet global movimentou mais de US$ 261 bilhões, com previsão de atingir US$ 270 bilhões até 2025. No Brasil, o cenário é ainda mais promissor, com o País sendo o terceiro maior mercado Pet do mundo, faturando R$ 60 bilhões.

“As pessoas estão dispostas a gastar muito dinheiro com seus animais de estimação, considerados membros da família”, destaca Diane Crispell, diretora-executiva da Unity Marketing, no relatório sobre o crescimento do mercado Pet de luxo.

Alessandro Michele, ex-diretor criativo da Gucci, declarou: “Os acessórios pet são uma maneira de estender a narrativa da marca para todos os aspectos da vida de nossos clientes.”

Pierre-Alexis Dumas, diretor artístico da Hermès, comentou ao Financial Times: “É uma evolução natural oferecer a mesma qualidade e artesanato que nossos clientes esperam da Hermès em produtos para seus companheiros de patas.”

A Ralph Lauren, pioneira neste segmento, foi uma das primeiras a identificar esse potencial. “O mercado de luxo para animais de estimação está crescendo exponencialmente, à medida que os millennials adiam ter filhos e tratam seus animais como filhos”, informou Jerry Stritzke, ex-CEO da REI Co-op.

Gabriela Hearst, diretora criativa da Chloé, trouxe a sua visão sobre o mercado em entrevista à Vogue: “É uma extensão natural das marcas de luxo. Os consumidores querem que seus animais de estimação reflitam seu próprio estilo de vida e valores.”

A tendência é confirmada pelas pesquisas. Segundo o Morgan Stanley, o mercado global de produtos para animais de estimação deve atingir US$ 277 bilhões até 2030, crescendo a uma taxa anual de 6%. De acordo com o relatório da Euromonitor International, “o segmento de luxo para pets cresce duas vezes mais rápido que o mercado pet tradicional, impulsionado principalmente pelas gerações Z e millennials”.

Para 2025, o relatório da Grand View Research indica que “o mercado global de produtos Pet de luxo deve manter um crescimento constante de 7,5% ao ano até 2027”.

No Brasil, o cenário é particularmente promissor, com um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, faturando R$ 77 bilhões, em 2024. “O Brasil tem um setor Pet em plena ascensão, sendo hoje, um dos maiores do mundo. A diferença é que ainda temos um vasto potencial a ser explorado”, analisa Cirlei Ribeiro Cunha, proprietária da Bichinho Chic, marca pioneira que iniciou suas atividades na década de 1990.

O perfil do consumidor brasileiro também mudou significativamente. “Há uns anos atrás o mercado de luxo para pet era exclusivo para as classes A e B, mas, com o tempo e os pets ganhando cada vez mais espaço dentro das casas, e dos corações de seus donos, já não é mais segredo que todas as classes sociais buscam ‘o melhor para seus (filhos) pets!’”, destaca Cirlei.

A veterinária, Renata Gardelin, enfatiza que a escolha dos materiais é crucial. “Muitos tecidos podem causar alergia em animais de estimação. Por isso, recomendo que vestimentas e bandanas sejam de algodão ou outros tecidos hipoalergênicos.”

Para o verão brasileiro, as peças com proteção UV ganham destaque, mas com ressalvas. “As roupas com proteção UV são uma ótima pedida para o verão de países como o Brasil, mas devem ser usadas apenas durante a exposição do animal ao sol”, alerta a veterinária.

Esta transformação do setor reflete uma mudança cultural mais profunda, onde o luxo para animais de estimação não é apenas uma tendência passageira, mas um reflexo duradouro da evolução na relação entre humanos e os seus animais de estimação.

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.