Pela primeira vez na história, em 2020, todos os países e setores pararam ao mesmo tempo, gerando preocupação e pessimismo. Mas foi também a primeira vez que as nações agiram rápido e ao mesmo tempo.
2020 foi um ano atípico. Um ano em que uma epidemia virou a sociedade e os negócios de ponta-cabeça. Mas não será um ano a ser esquecido. Ao contrário, deve ser lembrado como um período no qual muitos paradigmas foram quebrados e muitas lições foram e ainda hão de ser aprendidas. O último ano será lembrado como um ano em que tivemos que reaprender comportamentos, mudar a maneira como trabalhamos e buscar novas soluções para os negócios. Mais do que nunca esse ano nos mostrou que a vida de cada indivíduo pode depender do comportamento do outro.
Desde o uso de máscara, o distanciamento social, evitar aglomerações e cuidar da higiene pessoal, até a ajuda com alimentos e equipamentos, percebemos, enquanto sociedade, que precisamos evoluir e melhorar muito a forma como nos relacionamos e respeitamos o próximo. A crise também mostrou que as desigualdades sociais e de infraestrutura para o uso universal da tecnologia são grandes, tornando compulsória a abordagem do tema por parte dos formuladores de políticas públicas imediatamente.
Se olharmos o copo meio cheio, pelo lado dos negócios, o Whatsapp e o Instagram foram usados como válvula de escape para muitos conseguirem manter seus negócios. Com todos os seus inconvenientes e falta de segurança. Longe de ser nas condições ideais, a tecnologia apoiou pequenas ou até médias e grandes empresas nas operações comerciais.
Em relação à forma de trabalhar, 2020 foi o ano em que a tecnologia finalmente rompeu barreiras e, por necessidade, apresentou as suas credenciais como base para um pensamento de inovação e melhoria, tanto sob o aspecto social quanto dos negócios. E, afinal, são duas faces da mesma moeda. Negócios crescendo geram empregos que melhoram as condições sociais.
Vamos começar o ano pensando positivamente e torcendo para que a vacina chegue e que aos poucos possamos restabelecer a rotina de nossos trabalhos, somando ao nosso dia a dia as experiências boas que adquirimos durante esse tempo sombrio que todos, sem exceção no mundo, vivemos. Um 2021 de muita saúde!
Boa leitura!