Desde que o mundo é mundo pessoas guerreiam para fazer suas opiniões valerem. Entretanto, não pensávamos que em pleno século 21 viveríamos para ver mais de dois milhões de pessoas que tinham suas vidas organizadas, estruturadas, repentinamente serem alcançadas por uma guerra e precisarem abandonar tudo e se refugiar nos países vizinhos.
Hoje vivenciamos os horrores da nova guerra, a guerra conectada. De acordo com a Organização das Nações Unidas, “a maior crise de refugiados da Europa neste século”, em que todos nos tornamos espectadores em tempo real, via celular, das atrocidades promovidas por um governante que muniu seu ego com armas, querendo que sua opinião seja aceita, doa a quem doer. Esta dor tornou-se de todos, ao vivo. Sofremos com as mães que se despedem de seus filhos sem saber se voltarão a vê-los; famílias despedindo-se de seus animais de estimação e tendo que abandoná-los à própria sorte; crianças sofrendo com o frio, fome e se despedindo de seus pais e embarcando para outros países, sem ter a verdadeira dimensão do que estão vivendo, apenas sentindo na pele a dor da ausência daqueles que eram seus portos seguros.
Não sabemos quando isso chegará ao fim, se sanções vão barrar a gana de poder de Putin. Enquanto nossos celulares seguem nos mostrando a mais cruel realidade, esperamos que os líderes mundiais consigam do modo mais pacífico possível ajudar o presidente Zelensky a retomar integralmente a Ucrânia e que seu povo, embora marcado por cicatrizes profundas, possa reconstruir um novo país.
Não tem como não falar dessa situação vigente, isso nos afeta indiretamente, insumos ficarão mais caros, petróleo, e nosso mercado, principalmente o pet food, sentirá o baque e consequentemente o crescimento desacelerará, num ano que pensávamos que seria a grande retomada.
Nossa edição de março falará do mercado de gatos que tem crescido e se especializado cada vez mais, tornando-se a menina dos olhos de ouro do setor.
Além desse tema, falaremos dos grandes eventos que estão sendo retomados e muito mais.
Boa leitura!