A entrada do empresário Nadson Pessoa no mercado Pet se deu no fim da década de 80, quando, na época, representava a empresa Socil que lançou alimentos para cães: Croc Dog e Croc Dog Baby. Em 1991, o senhor Bernard Divry, Diretor da Royal Canin no Brasil, convidou Nadson para distribuir no Nordeste do Brasil a marca francesa de alimentos que estava chegando no País. Naquele ano foi fundada a NN Pessoa, a primeira distribuidora voltada exclusivamente ao segmento Pet.
A empresa que iniciou as atividades com Nadson, sua esposa e um funcionário, hoje é o Grupo Inovace
formado por 4 companhias: a NN Pessoa – distribuidora de produtos Pet; a Melodia Pet – indústria de alimentos para pássaros, roedores, além de distribuidora de alimentos para cães e gatos, medicamentos veterinários e produtos para higiene e limpeza; Fácil Log – companhia de logística e a BR Serviços – prestadora de serviços de mão de obra, totalizando mais de 110 funcionários.
Atualmente, a distribuidora NN Pessoa possui 22 vendedores, todos devidamente registrados, além de 1 diretor comercial, 1 gerente comercial, 3 promotores de marcas (responsáveis pela entrega de resultados, de positivação e valores), 4 promotores técnicos (responsáveis por realizarem as visitas aos médicos-veterinários para a prescrição de produtos), 3 pessoas para realizar as televendas e 2 colaboradores que dão o apoio comercial. “Destaco em nosso negócio a excelência no atendimento e atribuo como excelência poder oferecer aos clientes acesso por todos os canais de vendas – presencial, televendas
ou on-line – para que eles realizem as suas compras, usando a modalidade que for mais conveniente, que se sintam confortáveis e possam realizar as melhores negociações para que também tenham sucesso em seus negócios. Aliás, o nosso e-commerce (https://loja.nnpessoa.com.br/), que atende tanto pessoa física
quanto jurídica, vem ganhando cada vez mais relevância e para quem está na Grande Recife oferecemos a possibilidade da entrega express, que acontece em até 3 horas úteis”, afirma o empresário, Nadson.
A logística da distribuidora fica a cargo da empresa do Grupo, a Fácil Log, que atua em um raio de 800 km da sede, que está em Recife (PE) tendo o compromisso de entrega em no máximo 72h, com atuação nos 4 estados: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. “A particularidade no nosso negócio é que temos grandes distâncias a percorrer para atender os nossos clientes. Como estamos presentes em
4 estados, muitas vezes são mais de mil quilômetros para realizar as entregas, tendo dois grandes desafios: tempo de entrega e o custo da operação.
No entanto, conseguimos equalizar essas questões contando com uma empresa comprometida com o nosso negócio e que está alinhada com a nossa visão – que é ser referência regional na gestão dos negócios com eficiência e lucratividade; e valores que estão pautados na equidade, sustentabilidade, integridade, crescimento, inovação, transparência, espírito de servir e resiliência”, afirma Nadson.
Em seu portfólio, a NN Pessoa oferece mais de 1.600 itens para cães, gatos, aves, roedores, peixes e animais de grande porte e trabalha com mais de 50 marcas, incluindo produtos como: alimentos, acessórios, brinquedos, medicamentos, itens profissionais e para as lojas de agronegócio. “Desejamos expandir o nosso mix de produtos e enveredar para novos mercados, seguindo o nosso planejamento
até 2025 de faturar algo em torno de 80 milhões por ano”, planeja o empresário.
O sucesso no mercado de distribuição
Segundo Nadson, muito do êxito da NN Pessoa, nestes 32 anos de atividades, se deve à orientação que
teve de parceiros como Royal Canin, Bayer, entre outras companhias. “Tivemos a oportunidade de trabalhar em um mercado em ascensão, como também, felizmente, contamos com a parceria de empresas líderes, que são referências em seus respectivos mercados e compartilharam estratégias e técnicas que nos levaram a ótimos resultados, lembrando que trabalhar no mercado de distribuição, dominado por grupos econômicos fortes e grandes redes, vem sendo cada vez mais desafiador, exigindo eficiência nos resultados e redução de custos”, alertou Nadson, que acrescenta: “ser empresário no Brasil, seja qual for o ramo de negócio, é ter a certeza de que precisará dispor de muito trabalho e dedicação”.