Revista Negócios Pet

Qual o tipo de nota fiscal emitir para o meu cliente?

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Qual o tipo de nota fiscal emitir para o meu cliente?

Por: Mirela Luiz

Muito se fala em emissão de nota fiscal para acobertar as operações realizadas oriundas da venda de mercadorias ou mesmo da prestação de serviços.

Porém, diante de tantas mudanças e burocracias existentes, surge a dúvida comum: Qual nota fiscal devo emitir e como isso deve ser feito?

Resumidamente, as prestações de serviços devem ser registradas por nota fiscal de serviços. Atualmente a maioria das secretarias municipais já estão aptas para a emissão da nota fiscal de serviços eletrônica, conhecida por NFS-e. No caso de venda de mercadorias/produtos, a operação deve ser registrada também por um documento fiscal, porém de acordo com a atividade da empresa, o tipo de documento fiscal pode ser alterado.

Para as vendas à contribuinte do ICMS (aquele que irá comercializar os produtos), deve ser emitida a nota fiscal eletrônica, conhecida por NF-e. E para operações com consumidor final, deve-se emitir a nota fiscal de consumidor final, a NFC-e ou através do cupom fiscal eletrônico, o CF-e. Todas essas emissões devem ocorrer através de softwares específicos, que são altamente gerenciável e recomendável.

É importante salientar que a operação apenas é registrada após a emissão do documento fiscal, o que não se aplica à emissão de recibos, pois estes não têm valor legal.

Conhecendo as opções existentes, e a atividade exercida, o contribuinte precisa apenas se formalizar para manter-se em dia perante o Fisco, evitando, assim, sanções fiscais com fiscalizações ou até mesmo com denúncias de clientes, que não tiveram seu documento fiscal emitido e sentiram-se lesados pelo estabelecimento.

“Ao emitir a nota fiscal para o cliente a empresa também está gerando credibilidade para ela mesma, sendo reconhecida por sua seriedade e idoneidade”, diz Kátia Menezes, diretora Técnica da Compta Pet.

Agora Nossa Edição Digital é Gratuita!

Garanta a sua assinatura e receba mensalmente nossas Edições no Formato Digital

Outras matérias que você pode gostar

Receba avisos dos próximos eventos do setor pet
Inscrever
close-image