Foi no ano de 2004, em Santa Rita do Sapucaí (MG), região conhecida como Vale da Eletrônica, na incubadora de empresas do Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações, que nasceu a Amicus, fundada pelos sócios, Francisco Mecchi e Henrique Augusto Soares Carneiro, que identificaram uma grande oportunidade no nicho de coleiras de adestramento para cães e desenvolveram um plano
de negócio que ganhou o V Concurso “Os Melhores Planos de Negócio” do Inatel. O mesmo plano foi apresentado posteriormente para uma outra banca e garantiu uma vaga na Incubadora de Projetos e Empresas do Inatel.
A Amicus iniciou suas atividades com o desenvolvimento e fabricação da primeira coleira eletrônica antilatido e sonora da América Latina. Ao captar o latido do cão, um apito sonoro é acionado, não havendo nenhum tipo de choque. Após aproximadamente 10 dias de uso, o cachorro entende o apito como um ‘não’ e se condiciona a não latir quando está usando a coleira. Além deste produto, o portfólio atual da Amicus é composto por cerca de 100 SKU’s, boa parte fabricação própria e alguns itens importados como o Clik-R (dispositivo para treinamentos dos cães que funciona como reforço positivo com som não agressivo), da PetSafe, e as linhas de cordas Elite Pet Toys, fabricadas em 100% algodão e com tintura vegetal e o Wood N’ Pets, o mordedor sustentável feito da madeira de café, que não solta farpas e é uma excelente opção para limpar os dentes e fortalecer as mandíbulas, levando estímulo físico e mental ao cão.
A empresa se especializou na produção dos acessórios premium, tendo como missão melhorar a qualidade de vida dos pets e a convivência com os donos por meio de produtos essenciais e inovadores. “Hoje, somos reconhecidos como líderes de mercado em fontes de água para gatos e, também, referência em brinquedos para Enriquecimento Ambiental (EA) que provocam estímulos como se
os pets estivessem na natureza, sendo grandes aliados no bem-estar dos animais. Gosto de ressaltar que os acessórios premium não significam luxo. São produtos mais caros, no entanto, trazem mais benefícios
que os demais, resultando em um melhor custo-benefício”, esclarece o sócio-fundador e diretor comercial da Amicus, Francisco Mecchi.
O mercado de acessórios Pet está só no começo no Brasil, abocanhando uma fatia que não chega a 10% do segmento, sendo que em países como Japão, Alemanha e Estados Unidos representam mais que 20% do mercado, chegando a 30% na China, segundo dados do Euromonitor, ou seja, por aqui há uma boa oportunidade a ser trabalhada e que a Amicus está atenta.
Presente em 12 países
Presentes em todo o território nacional por meio dos distribuidores, os produtos da Amicus romperam as fronteiras do Brasil e chegaram a 11 países e, neste mês de janeiro, desembarca nos Estados Unidos, sendo o 12° destino. “Queremos levar os nossos produtos para muitos outros países, sem deixar de fortalecer a nossa presença no mercado nacional, ampliando o nosso portfólio tanto de produtos próprios, quanto por meio de novas parcerias que estão em negociação e fortalecendo as que já mantemos como a WOW Pet Food, que representamos com exclusividade em São Paulo, sul de Minas Gerais; e também a distribuímos em outros estados como Rio de Janeiro, Nordeste e Espírito Santo, levando sempre ao mercado inovação focada no bem-estar animal”, afirma Francisco.
O Futuro
Para o empresário, a construção de uma marca é uma tarefa contínua que se inicia com a qualidade do produto que se traduz no marketing mais poderoso que é a indicação e, em tempos atuais, potencializado pelas redes sociais, sem deixar de lado, a estratégia de branding e de PDV. “Hoje, a Amicus é top of mind no B2B na categoria Fontes de Água e uma das marcas mais reconhecidas em Brinquedos
de Enriquecimento Ambiental (EA), porém em parceria com nossa agência e nosso embaixador, o Repórter Pet, estamos com uma estratégia ousada para expandir esse sucesso de branding do B2B para o cliente final, transformando a Amicus em uma das marcas mais desejadas do mercado Pet, sempre respeitando a concorrência, e mantendo o foco que está na funcionalidade dos nossos produtos”, planeja Francisco.