A empresa, fundada em 2007 na cidade de Lauro de Freitas (BA), com o propósito de importar e distribuir pneus e lubrificantes, em 2013 ingressou no segmento veterinário e em menos de dois anos sua operação passou a ser 100% dedicada a este mercado
Tudo começou há dez anos, ou seja, em 2013, quando a Qualy Distribuidora adquiriu a concessão de
distribuição da tradicional marca de rações, Royal Canin, para os estados da Bahia e Sergipe. “Há algum tempo acompanhávamos o desenvolvimento deste mercado, que sempre apresentava taxas elevadas de crescimento e perspectiva de se manter assim por mais 10-20 anos”, recorda Marcos Vieira, Diretor da Qualy Distribuidora.
Tendo a sua matriz na cidade de Camaçari (BA) e filial em Recife (PE), a empresa atualmente comercializa
aproximadamente 2.500 SKU’s, entre medicamentos, alimentos, produtos para higiene e embelezamento, acessórios e outros, incluindo linhas próprias no segmento care, abastecendo cerca de 4 mil pontos de venda nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. “Em nosso time temos 200 colaboradores diretos e indiretos que trabalham na geração de demanda e pretendemos atender outros estados do Nordeste”, afirma Marcos.
Desafios e Investimentos Estratégicos
Sobre os desafios encontrados no mercado de distribuição, o Diretor da Qualy afirma que o principal
deles está em garantir um perfeito equilíbrio entre os interesses e obrigações (seja em curto, médio ou longo prazo) com os parceiros comerciais. E, em especial, sobre as particularidades no mercado de distribuição na região do Nordeste, Marcos comenta: “nossas praças combinadas são grandes geograficamente, porém muito menores economicamente. Essa desproporção nos impõe maiores custos por posição de venda e, também, logísticos, entre outros desafios”.
Qualificação profissional, estrutura operacional e inteligência de mercado são as áreas da Qualy Distribuidora que vêm recebendo importantes investimentos, a fim de prestar um serviço cada vez melhor para os parceiros comerciais, sejam eles fornecedores ou clientes. “Sempre que realizamos
investimentos temos como propósito observar todos os pilares do nosso business, realizando ajustes em cada área, de acordo com a necessidade do momento.
Ultimamente, nossos esforços se concentram nas pessoas e tecnologia, em função da alta competitividade do mercado, por isso, realizaremos um grande
programa de treinamento e capacitação do nosso time”, destaca Marcos, acrescentando que dentre as metas traçadas estão continuar o crescimento dos negócios de maneira consistente e organizada. “Nosso objetivo é ser a principal operação de distribuição do segmento na região Nordeste”.
“Nosso objetivo é ser a principal operação de distribuição do segmento na região Nordeste”, Marcos Vieira (2° da esq. p/ dir.).