A natureza nos agracia com suas fantásticas criações e, sem dúvida, uma das mais fascinantes e intrigantes é o beija-flor, que apesar de pequeno, possui uma infinidade de cores e um charme incomparável.
Também conhecidos como colibris, os beija-flores são encontrados exclusivamente nas Américas e são notáveis por várias características particulares como, por exemplo, se alimentarem pairando no ar, serem as únicas aves capazes de voar em marcha à ré e não terem os pés desenvolvidos para caminhar ou saltar, apenas para se agarrar nos ramos das árvores.
Outra particularidade é na alimentação, pois devido ao seu metabolismo altíssimo, os beija-flores precisam consumir grandes quantidades de néctar, o que corresponde por volta de 80 a 90% da sua dieta diária.
Porém, a alimentação destes pequenos não é baseada apenas em carboidratos, mas também em proteínas, as quais são obtidas pela ingestão de artrópodes como moscas, pequenas aranhas, formigas e mosquitos que são capturados juntamente com o néctar ou ocasionalmente em pleno voo.
A dieta dos filhotes de beija-flores é basicamente a mesma que a das aves adultas, sendo a mãe responsável por coletar o néctar e fornecê-lo aos filhotes, além de complementar a dieta com insetos previamente regurgitados. Os filhotes recebem esta dieta até completarem o primeiro mês de vida, quando saem do ninho para aprender a voar e encontrar a sua própria comida.
Em situações onde há necessidade de fornecer a dieta manualmente aos filhotes, o Alcon Club Beija-Flor Néctar, assim como para aves adultas, é o alimento ideal para atender à demanda energética dos filhotes. É importante disponibilizar um bebedouro como o Alcon Club Beija-Flor Néctar, pois logo o pequeno aprenderá que deve utilizá-lo para alimentação. Há também a necessidade de fonte proteica na dieta dos filhotes, que pode ser suprida com o fornecimento de artrópodes domésticos.
O Alcon Club Beija-Flor Néctar é de rápida assimilação e transformação em energia, é fonte de vitaminas e é um produto estável, cuja solução preparada pode permanecer disponível nos bebedouros para os pássaros por por até cinco dias, sem risco de fermentação ou contaminação por fungos e bactérias.
Atenção, disponibilizar água com açúcar ou mel em bebedouros oferece um grande risco à saúde das aves, pois os carboidratos presentes nestes produtos são de rápida fermentação, além de promover condições propícias para o desenvolvimento de organismos patogênicos indesejáveis, o que pode ocasionar a morte destas preciosidades.
Poder retribuir as visões incríveis que um beija-flor nos proporciona é algo gratificante e prazeroso, por isso, ofereça o alimento saudável Alcon Club Beija-Flor Néctar.
Max Ternero Gangani – Mestre em Microbiologia Agropecuária – Doutor em Zootecnia. Carlos Algusto Nicolino – Mestre e Doutor em Patologia Veterinária Eva Schneider – Graduanda em Medicina Veterinaria.