Eles são pequenos e apresentam diversas colorações e variedades de espécies.
Os Tetras habitam normalmente em águas dulcícolas, calmas e tropicais, podendo ser encontrados na região da América do Sul e África. Possuem um comportamento calmo e pacífico e são de fácil manejo e adaptação, por isso são muito queridos entre alguns iniciantes.
As variedades dos Bettas são vastas, dentre elas 5 são apresentadas a seguir e encantam os olhos de muitos admiradores:
1) Tetra Black (Gymnocorymbus ternetzi)
Possui corpo ligeiramente achatado, com dorso escuro e prateado, apresentando duas listras negras verticais
[sociallocker]
2) Pingo-de-sangue (H. erythrostigma)
Pode ser encontrado na Bacia Amazônica, entre Peru e Colômbia. Possui uma faixa longitudinal branca e mancha avermelhada ou rósea, em sua lateral, como característica única.
3) Tetra Glowlight (H. erythrozonus)
Esta espécie de tetra apresenta coloração prateada e brilhante listra alaranjada, que se estende da cauda até o crânio.
4) Tetra Neon Black (H. herbertaxeroldi)
Podendo chegar até 5 cm, essa espécie de tetra possui dorso inferior prateado e duas listras horizontais, das quais uma é negra e a outra prateada brilhante. Ambas vão do opérculo até a base da cauda.
5) Puxa-puxa (Inpaichthys Kerri)
[/sociallocker]
Amanda Fernandes é zootecnista pela Unesp/Jaboticabal-SP e estagiária do Caunesp (Centro de Aquicultura da Unesp). Aperfeiçoamento técnico-científico no laboratório de Ciência dos Alimentos e Microbiologia da FCFAR /Unesp. Contato: amandafernanddes2@gmail.com
Também conhecido como Tetra Real, este peixe apresenta variações de cores entre o azul e violeta, além da faixa negra longitudinal que percorre a boca, crânio até a base caudal.