Essa evolução é influenciada por diversas tendências de inovação que surgem juntamente com novas tecnologias e soluções que acrescentam novos conceitos e ideias ao mercado. Ideias essas que aos poucos são entendidas e implantadas por empresas que saem da sua “zona de conforto” e pensam “fora da curva”, aproveitando tendências e oportunidades de novos negócios.
Reuni algumas das novidades que, de acordo com grandes especialistas no assunto, serão tendência em 2018. Mas, mais do que estar de olho nas novas tecnologias, é necessário prestar atenção à evolução do comportamento humano, que conduz a todas essas evoluções na tecnologia — e no Marketing Digital:
1) Conteúdo mais relevante, em menor quantidade
Os responsáveis pelo conteúdo precisam ser mais estratégicos sobre que tipo de conteúdo publicar, olhando mais para o tipo de conteúdo que traz volume de resultado e que esteja alinhado com a jornada de compra. A otimização de conteúdos já existentes também ganhará força. Isso evitará o retrabalho e ajudará você a estar sempre alinhado com as atualizações dos algoritmos dos mecanismos de busca.
2) Automatização do conteúdo
E se pudéssemos ir além e automatizar não só as entregas, mas também a produção? É aqui que entra essa forte tendência que é a automatização de conteúdo aliada à inteligência artificial. Devemos começar a pensar em maneiras de unir a força e o talento do produtor de conteúdo com a velocidade do software para que o trabalho seja complementar.
3) Chatbot
É um programa de computador que faz o que é programado, simulando uma conversa humana; e nada mais além disso. Dessa forma, conseguimos automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, o que nos deixa livres para resolver problemas mais complexos. Lembra da Siri, criada pela Apple?! O que muitas empresas estão fazendo é escolher alguns processos (como venda, consulta de pagamentos ou dúvidas frequentes) para colocar em um fluxograma, estruturar na forma de diálogo e cadastrar dentro de uma ferramenta de chatbot apropriada. Ganhamos tempo e autonomia no atendimento.
4) Transmissões ao vivo
A aposta mais citada são as transmissões ao vivo, ou lives. É que depois de assistir a um vídeo, as pessoas querem interagir com quem fala na tela; e as transmissões ao vivo permitem isso. Ferramentas de transmissão ao vivo já estavam disponíveis no YouTube e, mais recentemente, chegaram também ao Facebook e ao Instagram. Essa grande disponibilidade de ferramentas facilita a vida de quem deseja começar. Outra vantagem é a de que as lives não exigem tanta infraestrutura. Pode-se começar com um computador ou celular e, depois, colocar acessórios, como microfones e iluminação, até chegar em um estúdio.
5) Conteúdo em áudio
Vem ocupando um espaço na vida dos usuários que até então os demais formatos ainda não conseguiam suprir: as pessoas estão buscando otimizar o seu tempo, ouvindo conteúdos enquanto fazem outras atividades, como, por exemplo, dirigir. O podcast ganha espaço e os formatos mais conhecidos como blogposts e eBooks também ganham versões em áudio, dando ao público mais opções de formato de consumo de um mesmo conteúdo. Ou até vídeos com legendas, que são ranqueados pelo Google e comprovadamente tem 13% mais visualizações que um vídeo sem legendas.
Estas são apenas algumas das tendências apontadas para o marketing digital em 2018 e que essas informações sirvam como base para você montar seu planejamento de marketing – ou ajustá-lo – de acordo com as novas tecnologias e as mudanças de comportamento do consumidor. Às vezes, pequenos ajustes na sua estratégia são o que irão de fato diferenciar você – ou o seu negócio – do seu maior concorrente, trazendo os holofotes dos seus prospects para a sua empresa/ marca. E lembre-se sempre de produzir conteúdos que resolvam os problemas do seu público-alvo, de fazer testes e de medir os resultados para saber o que está funcionando melhor para sua empresa. Nada de trabalhar no escuro, ok? Tempo, dinheiro e oportunidades perdidas. Até o próximo artigo!
Kaká Cerutti é neurocoach, palestrante e gestora de marketing e comunicação da empresa Empóriopet.
E-mail sac@emporiopet.ind.br