Revista Negócios Pet

Banho e Tosa – O jovem talento Henrique Paes

Sem medo de encarar desafios, ele descobriu uma nova paixão e um dom.

Tudo aconteceu muito rápido, a oportunidade de trocar de área surgiu quando houve a mudança de São Paulo para Vitória- -ES. Assim começou a história de Henrique Paes com o universo das rasqueadeiras e tesouras e seu talento foi aflorando até chegar ao reconhecimento com prêmios em alguns concursos.

Em 2013 a vida de Henrique Paes deu uma reviravolta e, como um jovem que não tem medo de encarar os desafios propostos pela vida, ele descobriu uma nova paixão e um dom: cuidar dos pelos dos animais. “Tive a oportunidade de trocar de área quando me mudei de São Paulo e fui para Vitória-ES. Lá trabalhei com hotel e fisioterapia animal e me apaixonei por este mundo. Quando voltei para São Paulo fiz meu primeiro curso de banho e tosa na Unipet e o amor só aumentou”, relembra o tosador.

 

[sociallocker]

A diversidade encontrada dentro do mercado pet o aguçou ainda mais e despertou a vontade de se especializar ainda mais e conhecer suas possibilidades. “O que mais me atrai com toda certeza é o grande leque de escolhas e segmentos que temos na área pet, você pode ser um simples banhista até um veterinário ou handler. São muitas opções e você pode achar a que mais gosta dentro de tantas opções e ou fazer todas”. A área escolhida para a especialização foi hand stripping. “Fiz especialização em hand stripping voltada para Cocker Spaniel Inglês. Tudo aconteceu quando estava em um curso de manutenção de pelagem lisa e foi onde conheci minha futura professora Elisângela Câmara, que permitiu usar os exemplares de seu marido Mauro Alves e dono do canil Flutter’s Engleshi Cocker. Após muitas broncas e erros aprendi a fazer hand stripping e participar da minha primeira competição que levei o 2° lugar novos talentos em hand stripping”, conta.

Muitos desafios marcam o crescimento profissional, desde a entrada no mercado até a estabilização. “Algo que me marcou foi um curso que fiz de banho e tosa e ouvi do professor que se eu tirasse uma nota 7 seria porque sou simpático e não bom. Foi algo arrasador, porém me motivou a mostrar que não sou um simples 7, posso não ser um 10, mas estou me esforçando para chegar nele”, relembra.

Para o groomer o mercado cresceu muito desde que entrou, mas existe uma coisa que precisa mudar ainda a valorização do profissional. “Quando comecei, via no mercado um segmento que estava começando a crescer com força. Muitas coisas mudaram de lá para cá, pois muitas empresas exigem de seus profissionais coisas absurdas e oferecem valores extremamente inferiores com relação a suas exigências e com isso muitos que se formam na área acabam abrindo o seu próprio negócio. Não que seja algo ruim, mas chegará uma hora que estará completamente saturado de estabelecimentos e sem uma real qualidade. Acredito que para melhorar, os donos devem investir mais em seus profissionais e oferecer crescimento profissional e salarial para incentivar eles a querer crescer com a empresa”, avalia Henrique.

Fórmula secreta ou receita de sucesso? Para o tosador, isso não existe. “Não acredito que existe fórmula mágica para o sucesso, muitos são simpáticos e ganham pela simpatia, outros são extremamente bons, mas acredito que algo em comum é a vontade de crescer e aprender cada vez mais. Conhecimento abre portas e mostra novas oportunidades. Então, investir em aperfeiçoamento talvez seja o melhor caminho. Só não pode ficar em sua área de conforto, porque senão alguém vai lhe ultrapassar!”, conclui Paes.

[/sociallocker]

 

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Os segredos do Sucesso

Os segredos do Sucesso

Iniciei minha jornada no mercado pet em 2016, após ser desligado de uma grande seguradora onde atuava como coordenador financeiro. Sem planos definidos, a ideia

LEIA AGORA »

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

JW Laços e Gravatas apresenta nova identidade para declarar seu amor aos pets

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.