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Banho & Tosa – A Desafiadora Tarefa de Encantar o cliente no PDV

Mas você sabe o que significa a sigla PDV?

PDV (ponto de venda ou “point of sale”, em inglês) é o espaço da sua loja/estabelecimento ou local que você utiliza para vender seus serviços e produtos.

É no Ponto de Venda que você começa a desenvolver o relacionamento entre a sua empresa/marca com o seu consumidor/ cliente e abre a oportunidade de fidelizá-lo e estimulá-lo a comprar da sua empresa, tornando sua experiência única dentro de um cenário propício para engajá-lo a ser seu “seguidor”.

Falamos aqui do jogo de luzes, das cores das paredes e objetos, da disposição dos produtos, da decoração, do nível de conforto, da climatização, da música leve e discreta, do perfume que hipnotiza o consumidor, da limpeza e da organização entre outros detalhes sutis que irão construir uma energia positiva que auxiliará no processo decisório de compra do cliente que entrar em seu estabelecimento.

Além de o seu estabelecimento ficar em uma região onde circula o público-alvo que você quer atingir, é preciso dar uma atenção especial para facilidade de acesso, visibilidade externa, análise de hábitos de consumo da comunidade local e do mercado na região onde está localizado, principalmente se há concorrentes. Esses cuidados, análises e estudos, além da comunicação, ações de marketing e vendas que você fará para informar seus públicos sobre o seu negócio, vão atrair e gerar curiosidade nos consumidores de conhecerem o seu PDV. E é aí que a mágica acontece! Com o consumidor dentro da sua loja (aqui entende-se banho e tosa, clínica veterinária, centro de estética e pet shop) é o momento de você encantá-lo e influenciá-lo para decidir por comprar com você. O PDV, que proporciona de forma subliminar um conjunto de percepções sensoriais, visuais e olfativas ao consumidor, é quem irá auxiliar a empresa a relacionar compra e prazer no coração do cliente e pender a balança para a decisão de compra.[userpro_private]

Com a proximidade do Natal, uma das melhores datas comemorativas para trabalharmos em ponto de venda, a preparação para o recebimento e acolhimento desse consumidor deve ser muito bem planejada! Qual mãe e pai de pet vai deixar de colocar um mimo para o seu “filho” debaixo da árvore de Natal? Pensando aqui no Marketing Sensorial, aquele em que estimulamos o cérebro do consumidor a comprar por impulso por intermédio dos 5 sentidos (olfato, paladar, visão, audição e tato) devemos canalizar nossa atenção para engajá-lo emocionalmente com:

  •  Variedade de produtos que podem ser presenteáveis: kits de shampoos com condicionadores com um plus de brinde (esse brinde pode ser da mesma linha ou de outro parceiro que tenha relação com higiene e beleza) ou kits com perfumes e um brinquedo, por exemplo. Tudo com experimentação para que o cliente sinta o cheiro e a consistência dos produtos.
  •  Perfumes: a loja tem que estar bem perfumada, uma vez que a nossa mente entende que se a loja está perfumada, os perfumes que ela vende devem ser os melhores. Um bom perfume traz lembranças e deixa o consumidor mais emotivo por remeter a experiências já vividas. Inclusive, diversas pesquisas mercadológicas comprovam que uma loja perfumada aumenta no mínimo em 15% a probabilidade de uma venda e, neste caso, uma dica… Usar e abusar dos perfumes Empóriopet para deixar o seu estabelecimento perfumado e irá gerar venda adicional dos produtos quando o cliente gostar e perguntar que fragrância é a que está no ambiente. Ou ainda borrifar na loja toda a fragrância que você usa no banho e tosa, aquela exclusiva que marca o seu estabelecimento!
  •  Produtos diferenciados com experimentação: ter produtos diferenciados e com alto valor agregado e aliado a uma experimentação auxilia essa venda por impulso. Por exemplo, presentear os clientes como um mimo para os pets com uma hidratação específica, como Vinhapet ou a Máscara de Manutenção Pet Vitale da Empóriopet, proporcionando a experimentação e comprovando o resultado. Ele vai gostar, recomendar para outras pessoas e pode dar mais rentabilidade para o seu negócio de duas maneiras: ou comprando o kit para presentear seu pet ou vai levar no seu banho e tosa mais vezes para fazer as hidratações, principalmente antecedendo as datas comemorativas.
  • Pode fazer uma festa de Natal no estabelecimento para pais e os pets, apresentando as oportunidades de presentes e, ainda, dar um panettone como seu presente para eles.
  • Músicas natalinas e que soam bem aos ouvidos também são bem-vindas, assim como a ornamentação interna para deixar tudo no clima certo.

Essas foram apenas algumas sugestões para desenvolver um layout que destaque a grandiosidade de seus produtos/serviços sem perder o foco do conforto e comodidade dos clientes, oferecendo o que você tem de melhor para conquistá-lo. Em um mercado em que produtos, serviços e locais têm-se tornado tão parecidos, o PDV deve saltar aos olhos do consumidor sugerindo ineditismo, a refletir toda a luminosidade que seus produtos prometem ter e o aconchego como extensão de suas casas. Através de estímulos sensoriais é possível despertar lembranças e provocar sensações que geram engajamento e criam vínculos emocionais entre marcas e pessoas, o que é altamente positivo para o seu negócio, agrega valor, assim como ter e usar produtos Empóriopet em seu estabelecimento.[/userpro_private]

Kaká Cerutti – Marketing e Comunicação da Empóriopet.

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A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

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