1. Home
  2. /
  3. Raças de Gatos
  4. /
  5. Burmês – Cativante e brincalhão

Burmês – Cativante e brincalhão

Por:

O Burmês é uma raça antiga, provindo da Birmânia. Se diz que sua personalidade pode ser comparada à de um cachorro, já que o agrada muito viver em uma família e não gosta de ser deixado muito tempo sozinho.

Existem várias histórias do século XV relacionadas a essa raça nos mosteiros birmanos, com o nome de “Rajá”. Entre os séculos XIV e XVII vários manuscritos ilustravam gatos que lembram o atual Burmese. Por volta de 1930 um médico militar provavelmente levou o primeiro Burmês da Birmânia para São Francisco, nos Estados Unidos. O nome do exemplar era Wong Mau, provavelmente uma fêmea Siamesa-Burmesa. Nos Estados Unidos começaram os esforços para realizar os cruzamentos com intuito de aumentar o número da raça. A raça foi oficialmente reconhecida na década de 50, tanto na América do Norte quanto na Europa.

O primeiro gato da raça Burmês chegou à Inglaterra em 1949, apesar de se existir registros da entrada de gatos castanhos com olhos amarelos durante o século XIX no país. O padrão da raça fala de um Burmese americano, se tratando de um gato compacto, maciço e com cabeça redonda, enquanto o Burmese inglês é mais esbelto e com cabeça mais triangular.

O Burmês é um gato curioso e inteligente. Tem uma personalidade encantadora, brincalhão e um pouco comunicativa. Sua voz é forte, no entanto se apresenta menos rouca do que a do Siamês. Ele aprecia a companhia humana, em dose diária, gosta de brincadeiras e atenção. Raça perfeita para conviver com crianças, sendo companheiros incansáveis e bastante tolerantes para elas, e outros animais.

Com outros gatos costuma ser dominante. Por serem ativos e inteligentes é importante que sempre tenham alguma atividade, caso contrário, se tornam entediados.

O Burmês é um gato de tamanho médio, musculoso e compacto. O tipo americano tem corpo compacto enquanto o tipo inglês apresenta um estilo estrangeiro, elegante e esbelto, nunca devendo ser semelhante demais ao Siamês ou ao British. A raça pesa de 3,5 a 6 kg e sua expectativa de vida é de mais ou menos 15 anos.

 

 

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Outras matérias que você pode gostar

Receba nossas novidades em seu Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.