O Carnaval está chegando e cada vez mais os tutores de cães querem curtir a data com seu melhor amigo, seja viajando, nos bloquinhos ou festas a fantasia. Mas os cães precisam de alguns cuidados para aproveitar a folia de forma saudável. É sempre bom frisar para o cliente e aproveitar para ver como o seu comércio pode lucrar com essa festa!
Fantasias
Antes da festa, um dos principais cuidados é a escolha das fantasias usadas pelos pets, verificando se elas não fazem com que o bicho sinta muito calor ou fique desconfortável, com os movimentos comprometidos.
Já as tintas, glitter e outros “adereços” podem provocar coceiras, alergias ou até mesmo intoxicação nos pets, como explica o veterinário da Virbac Ricardo Cabral.
É muito importante ficar de olho nas reações do animal. As fantasias e as roupas, de forma geral, abafam a pele do cachorro, o que pode alterar o microbioma da pele, ou causar uma dermatite alérgica de contato, com o crescimento de fungos e bactérias. Nestes casos, a recomendação é procurar um veterinário e buscar produtos que aliviem a coceira e as alergias, como xampus especiais.
Calor e hidratação
Com o Carnaval em pleno Verão, o que em muitas cidades significa dias de calor (e não só chuva, como é comum em Curitiba), outra dica é cuidar com o sol em excesso e a hidratação dos pets.
De acordo com a veterinária e gerente de clínicas da Petz Karina Mussolino, sob o sol forte os animais podem ter hipertermia, que é quando a temperatura corporal fica muito elevada.
Por isso, o melhor é não expor o pet diretamente ao sol por períodos prolongados, entre 10h e 16h, quando as temperaturas estão mais altas, recomenda. Outra medida é ter sempre uma garrafinha com água e uma vasilha, para não deixar o animal passar sede. E não esqueça das patinhas, que podem se queimar no piso quente.
Barulho
Com uma audição poderosa e sensível, os animais podem ficar incomodados ou se assustarem com o som alto da folia nas ruas. Assim, cabe ao tutor avaliar se vale a pena expor o bicho a estas condições, priorizando sempre o bem-estar dos pets. Além do barulho, estar no meio de multidões também pode ser desagradável e até perigoso para o bicho, que pode se perder ou fugir, se estiver sem coleira.
Vacinas e antipulgas
Mesmo no Carnaval, os cuidados com a saúde devem ser prioridade. Assim, garanta que a carteira de vacinação do pet esteja em dia e não deixe de reforçar os cuidados contra pulgas, carrapatos e outros parasitas tarque adoram “atacar” no Verão.
Para não ter problemas, veja com seu veterinário de confiança quais vacinas e produtos são os mais indicados para seu animalzinho, de acordo com sua espécie e peso.
Viagem ou hotel
Quem leva o cachorro ou gato junto na viagem precisa providenciar uma caixa de transporte, para que ele vá seguro, no carro ou avião. Em viagens de carro, se o trajeto for longo, é preciso programar paradas para que ele possa fazer suas necessidades.
Já quem opta pelo hotelzinho, o ideal é buscar por referências com pessoas que já tenham usado o mesmo serviço de hospedagem, para evitar dor de cabeça. E antes de deixar o pet no hotel, também não esqueça do antipulgas e das vacinas.
Abaixo seguem algumas opções disponíveis de fantasia de Carnaval no mercado pet:
Bichinho Chic (Cobasi)
- Roupa Hot Dog
- Camiseta Palhacinho
- Gravata Palhacinho Bichinho
- Macacão Palhacinho
- Vestido Bailarina Rosa
Na internet é possível ver também a criatividade das empresas têxteis voltadas para o mercado pet:
Macacão Tubarão
- Emporium Distripet (bichinhovirtual)
Petitesofie
- Fantasia para Cachorro Superman™ Licenciado
- Kit Coleira Peitoral AirMesh + Guia Batman™ para Cachorros
Tudodebicho
- Fantasia Capitão América para Cachorro Agridoce
J.W. Laços & Gravatas
- Laços Máscara 06 – 10 unidades.
- Laço Poá Neon – cartela com 30 unidades.
- Pompom Médio – caixa com 40 unidades.