1. Home
  2. /
  3. Matérias
  4. /
  5. Como trazer para o banho e tosa um olhar diferenciado de negócio?
Como trazer para o banho e tosa um olhar diferenciado de negócio?

Como trazer para o banho e tosa um olhar diferenciado de negócio?

Por: Kaká Cerutti

Antes de entrarmos neste ponto de diferenciação no banho e tosa e perceber este setor com um olhar de negócio lucrativo, precisamos falar sobre carreira: a carreira de cada um dos profissionais que atuam como protagonistas deste setor. Hoje, os atuantes centrais do banho e tosa são banhistas e tosadores. Profissões que as escolas colocam aos montes no mercado todos os dias, muitos deles inclusive com conhecimentos rasos e sem nenhuma profundidade sobre gestão, sobre finanças, sobre planejamento de carreira ou (auto)liderança.

Saem sabendo o básico sobre dar banho e fazer tosa em animais e sabendo, equipe. A alternativa é fazer um planejamento de carreira entendendo onde quer chegar, o que almeja alcançar no período proposto, como deseja ser reconhecido e criar um
plano de ação para obter os recursos de que necessita para tornar-se, no mínimo, um especialista no seu nicho de atuação. No caso, dentro do banho e tosa. Esse perfil chamado de profissional especialista ganhou notoriedade no mercado.

Muitos estabelecimentos pet que trabalham também com banhoe tosa e os que atendem somente este tipo de serviço atualmente nada têm de diferenciação. Os processos, atendimento, estrutura, logística são todos iguais. Muitas vezes são tão iguais que a única coisa que os diferencia é o preço. Onde deveria existir o principal elemento, aquele incopiável, que separasse o “joio do trigo” no mercado pet, existe disputa de preço (formado erroneamente, na maioria dos casos), briga por cliente no oceano vermelho, péssimos produtos usados nos banhos, atendimento medíocre e por aí vai.

Uma grande saída para mudar este cenário é perceber este setor como
o mais lucrativo do negócio, criar oportunidades para os funcionários
ou parceiros contratados crescerem, fazer um planejamento estratégico
específico e entender quais melhorias são necessárias para que este negócio seja referência no mercado, naquilo em que ele é mais especializado e saindo de um nicho generalizado que oferece mais do mesmo.

Entendendo que os setores de banho e tosa precisam de mais especificidade para terem mais oportunidades de lucratividade e diferenciação, quem atua diretamente neste setor precisa ser ESPECIALISTA TÉCNICO naquilo que faz. Obter conhecimento sobre cada cosmético utilizado e os seus princípios ativos, como é a ação dele separado e em conjunto com outros da mesma linha, conhecer a história da marca de cosméticos e dos outros produtos que usa no banho e tosa, sobre raças, comportamento animal, sobre pele, pelo e relacionamento interpessoal. Esse aprendizado já fornece uma excelente base para ser especialista em algo. Indico também que sempre conversar com o cliente para fazer um processo com checklist e minimizar possíveis erros no atendimento faz toda a diferença no serviço prestado.

E quando o profissional se torna especialista, ele torna o negócio focado numa especialidade, seja em raças, nas necessidades de cada pet, no atendimento diferenciado, numa causa especial como o veganismo, por exemplo. Ser especialista traz especificidade para o negócio e para o profissional que passa a ser muito valorizado no mercado por isto. Mas não esqueça: tudo tem o seu preço, não esqueça. Um profissional bem capacitado precisa saber o quanto quer investir de tempo e dinheiro neste aprimoramento. E isso entra lá no planejamento de carreira que falei anteriormente.

Assim, existe a necessidade de “criar” uma nova função de destaque, para pessoas com alto grau de conhecimento técnico, que gostam realmente de colocar a mão na massa e que sabem propor novas soluções para os mais variados problemas, lhe atribuir status de ESPECIALISTA e a remuneração proporcional ao seu grau de atuação. Dessa forma, profissionais talentosos e com alta capacidade são aproveitados onde realmente são bons, contribuindo ainda mais com a empresa e se sentindo ainda mais valorizados.

E o melhor, esse procedimento fomenta que tosadores e banhistas passem a serem visionários e corram atrás de capacitação pessoal e profissional para realizar seus sonhos e objetivos de vida. Todo mundo ganha: o empresário, o profissional, o tutor e o pet. 2021 está aí. Depois de tudo o que vivemos em 2020, quem não repensar o seu modelo de negócios, as pessoas que fazem parte dele, seus processos, seu propósito e suas estratégias pode ser que esteja tomando um rumo que não tem mais volta.

Um forte abraço!

Kaká Cerutti é mentora estrategista de marcas, professora, palestrante, empreendedora e gestora de marketing da Empóriopet.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Outras matérias que você pode gostar

Receba nossas novidades em seu Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.