Diversos segmentos do mercado aproveitam a ocasião para potencializar as vendas e o nosso mercado pet não poderia ficar de fora. Ainda que neste ano os números possam ser menos expressivos, considerando que o Brasil não será a sede do evento, devemos estar atentos para aproveitar o momento para gerar aumento de faturamento. Por este motivo que neste artigo trarei algumas dicas superimportantes e válidas para ajudá-lo nessa tarefa.
1) Planejamento
Pouco adiantará pensar em uma boa ação para vender mais na Copa sem uma estratégia bem definida. Nesse sentido, um planejamento assertivo e focado nas oportunidades – se ainda não foi feito –, aproveitando o gancho do Mundial para incrementar e ampliar as vendas e ganhos de novos clientes, é crucial e de extrema relevância. Faça uma matriz SWOT deste momento para avaliar no seu ambiente interno as forças e fraquezas e no seu ambiente externo (mercado) suas oportunidades e ameaças. Assim ficará muito mais fácil perceber quais estratégias traçar para trazer diferenciação e mais vendas neste período para o seu negócio e, principalmente, trabalhar sua marca.
2) Engajamento da equipe
Independentemente do que será feito, antes de qualquer coisa, é preciso preparar a sua equipe para o potencial aumento de público para garantir o bom atendimento mesmo em dias de pico. É preciso ter uma equipe de vendedores treinada e motivada para atender seus clientes e o consumidor novo que com certeza chegará muitas vezes apaixonado por seu pet, que irá comprar produtos e serviços da pet shop. Treinamentos simples podem ser feitos, mesmo que seja pelo próprio proprietário, a fim de garantir o bom desempenho do seu time. Pensar em incentivos pontuais e ranking de vendas pode ser um diferencial para gerar mais engajamento dos funcionários, como uma competição interna de vendas e premiações para os colaboradores que fecharem mais negócios, por exemplo.
3) Divulgação
Outro ponto fundamental está na divulgação das campanhas. Mesmo contando com ações e promoções bastante fortes, os resultados não sairão como o esperado se os consumidores não souberem o que está acontecendo. A divulgação da sua campanha de vendas começa de dentro da sua loja e na sequência para as mídias sociais – seu site, blog, e-mailmarketing e redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube. Decore a loja com as cores verde e amarelo, além do uniforme dos colaboradores serem desses tons também. Os adereços dos pets que saem do banho e tosa com penteados ou tosados também podem ser alusivos à Copa do Mundo e à Seleção Brasileira, uma vez que eles também são torcida.
4) Promoções
Crie oportunidades exclusivas para os “pet torcedores” e pense em estratégias de venda diferenciadas, como kits de produtos/serviços e vantagens com descontos bem atrativos. Como expliquei neste artigo, o mercado estará aquecido e as vendas tendem a aumentar neste período. Estude o seu negócio através da Matriz SWOT sugerida neste artigo e veja as oportunidades de inovação para este período.
5) Aproveite os dias de jogos do Brasil
A Copa já é um evento festivo, mas os jogos do Brasil contam com um apelo um tanto diferente. Por isso aproveite esses dias – teremos jogos aos finais de semana e dias úteis – para alavancar as vendas, como alguma atividade especial na pet, preços mais competitivos ou, quem sabe, até mesmo televisionar o jogo no seu estabelecimento com uma reunião de clientes e seus pets.
A Copa do Mundo irá durar apenas trinta dias. Depois dela, tudo volta ao normal e dessa forma, tenha em mente em oferecer a melhor experiência possível com o seu produto ou serviço, pensando em manter o cliente mesmo após os jogos.
Aproveitar a Copa do Mundo para vender mais é uma estratégia inteligente que, possivelmente, todas as empresas irão adotar. Encontrar uma maneira de se destacar em meio a tanta concorrência é um dever maior do que torcer pelo hexa! Que venha a Copa e que ela traga muitos gols e novos clientes.
Kaká Cerutti é neurocoach, palestrante e gestora de marketing e comunicação da empresa Empóriopet.
E-mail sac@emporiopet.ind.br www.emporiopet.ind.br