A Pet South America acompanha de perto o mercado pet e as necessidades de cada segmento. Em 2016, o evento reuniu mais de 20 mil visitantes no Brasil e de mais 15 países, sendo 60% deles decisores de compras. Também estiveram presentes 320 expositores e cerca de 140 compradores VIPs. A expectativa para este ano é muito positiva. O número de marcas expositoras já aumentou 10% e o de visitantes deve ser 6% maior e com um público composto por profissionais qualificados do setor.
Pensando na qualidade de conteúdo e modernização do evento, a NürnbergMesse Brasil trará na próxima edição uma grade temática reformulada e com palestrantes de renome nacional e internacional.
Quem explica a importância do tema é o professor Marco Antonio Gioso (USP), doutor em Medicina Veterinária Cirúrgica e especialista em Negócios e Marketing. “Desde a década de 1980 quando me formei, até hoje, a Medicina Veterinária passou por evolução grande e rápida. Por isso, é impossível não se atualizar constantemente. Acredito que o médico-veterinário deve fazer duas coisas: participar anualmente de pelo menos um congresso geral e, depois, de um voltado para uma especialidade que prefere. E, quando possível, buscar um encontro internacional”. Mas além da formação técnica e científica, muitos profissionais encontram dificuldade na hora de gerenciar suas clínicas.
Gioso, que também é parte do Comitê Organizador do Congresso Pet South America, explica que o evento deste ano possui algo de inédito. “Pela primeira vez, teremos o Curso de Gestão e Marketing, aberto a todos que se inscreverem no congresso. Esse minicurso, em especial, pode ser frequentado por qualquer membro da equipe de uma clínica veterinária, mesmo não sendo médico-veterinário. Dentro do programa, receberemos Art Antin, vice-presidente-sênior do VCA, rede de clínicas veterinárias presente nos Estados Unidos e no Canadá, com mais de 800 unidades e 25 mil funcionários”, informa.
A evolução da Medicina Veterinária nos últimos anos, aliada ao melhoramento constante de produtos como alimentos enriquecidos, medicamentos e serviços mais eficazes, tem auxiliado no crescimento da qualidade de vida dos pets, fazendo-os viver mais e com bem-estar. Nanotecnologia em remédios, nutrição e cosméticos, diagnósticos mais precisos para os pets idosos e até novos conceitos de gestão para clínicas veterinárias são alguns dos temas em alta no setor que auxiliam neste processo. Nesse novo contexto em que pets são parte da família, a 16ª Pet South America traz aos veterinários, profissionais e empresários do setor as principais inovações em produtos, serviços e conteúdos técnicos, de 15 a 17 de agosto, no São Paulo Expo.
A grande novidade da edição de 2017 é o Congresso Pet South America, que reunirá especialistas de diversos campos da Medicina Veterinária com foco na qualidade de conteúdo, inovação e modernização. A programação conta com 55 palestras e 16 especialidades veterinárias, como dermatologia, cardiologia, neurologia, nefrologia e urologia, nutrição, ortopedia, entre outros.
Os conteúdos serão apresentados nas formas de Palestras Técnico-Científicas; Plenárias, que são grandes sessões debatendo os principais temas levantados em pesquisas com o mercado e participantes de edições anteriores; Curso de Gestão e Marketing, com técnicas de aperfeiçoamento de gestão do negócio, planejamento pessoal e aspectos do marketing para aumentar o volume de vendas; além dos Pet Talks, apresentações de 15 minutos que abordarão temas científicos e de negócios com o intuito de instigar a plateia a participar e discutir assuntos polêmicos, inovadores e da atualidade, aplicando-os ao mercado pet.
Outro destaque voltado à promoção de conteúdos de qualidade é a Arena do Conhecimento, um espaço com palestras gratuitas localizado na área de exposição. Ao todo serão 15 painéis com temas como código de defesa do consumidor no mercado pet, marketing experiencial, psicologia canina, planejamento digital, como atrair mais clientes usando o Facebook, gestão administrativa de empresa veterinária, entre outros.
Para os empreendedores, terá a Sessão de Negócios, experiência que promove novas oportunidades. O objetivo principal é estimular e fomentar parcerias, buscando mais integração entre indústria, comércio e fornecedores de todo o Brasil. O projeto contempla sessões em que compradores e vendedores apresentam seus produtos e serviços aos participantes.
Ainda na área de exposição, o visitante encontrará a tradicional atração do evento, o Mastergroom, espaço destinado para profissionais da área de higiene, estética e beleza animal. Mas, este ano, será no formato de arena, mais espaçoso e atrativo. Os participantes encontrarão palestras, demonstrações ao vivo e as maiores tecnologias do segmento. Nos três dias de evento, cerca de 400 animais vão passar pelo palco do Mastergroom, que já recebeu a inscrição de mais de 500 profissionais. Trata-se de uma competição aberta ao público da feira e que possui 17 categorias, avaliadas por 20 juízes.
E, por fim, a feira terá um espaço de aproximadamente 100m² todo dedicado a empresas de aquarismo. A Área de Aquariofilia foi elaborada em parceria com a Abla (Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia), que também estará presente na Arena do Conhecimento com especialistas de peixes ornamentais.
A Pet South America 2017 está reformulada, com novas atrações, expositores e segmentos do mercado pet. Este ano, promete ser uma
edição de muito sucesso, com um público qualificado e a presença em massa de médicos-veterinários. A feira, organizada pela NürnbergMesse Brasil, vai reunir mais de 300 marcas expositoras e espera receber mais de 20 mil visitantes, entre médicos-veterinários, groomers, proprietários de clínicas veterinárias e pet shops, lojistas e profissionais do setor, vindos de todo o Brasil e até mesmo de países vizinhos.