Griffon Belga – O pequeno curioso

Griffon Belga – O pequeno curioso

Por: Mirela Luiz

Alerta, amável e leal.

O próprio nome da raça já indica seu país de origem: Bélgica. É um resultado do cruzamento entre Griffon d’écurie e o Spaniel inglês, no século XIX. Até onde se sabe, o Pug também foi responsável pelo resultado do Griffon Belga, que herdou especialmente o focinho e os olhos.

Inicialmente era usado como caçador de ratos e ao longo do tempo foi se tornando um cão de companhia. Antigamente era maior e aos poucos a evolução tornou a raça menor. A nobreza francesa, como Henrique II, bem como a Rainha Astrid, da Bélgica. Ao longo do tempo esse pedigree foi exportado para outros países e também se tornou popular, mas continua mais forte no país de origem.

Na Bélgica, existe uma distinção clara entre os tipos de Griffon, apesar de no resto do mundo considerarem todos da mesma raça. O que diferencia o Griffon Belga do Griffon de Bruxelas é simplesmente a cor. Enquanto o primeiro é tipicamente preto ou preto com castanho, o segundo é ruivo, de pelo duro.

Cão com ótimo temperamento. Tanto o Griffon Belga quanto os seus irmãos Griffon de Bruxelas e Petit Brabançon são ótimas companhias para toda a família, incluindo crianças e outros animais. Sua personalidade é equilibrada, amável e vivaz. Quando não é tratado com limites e não enxerga a liderança nos humanos pode se tornar desconfiado, barulhento, ansioso e até mesmo agressivo.

Nesse caso as crianças ficam mais vulneráveis.Com socialização, atividades físicas e treinamento torna-se uma raça muito agradável, afetuosa e companheira. Tem um comportamento bastante orgulhoso também, demonstrado na própria postura do animal.

Cão de pequeno porte, aparência robusta e quadrada. Como o seu irmão Griffon de Bruxelas, possui o focinho curto e orelhas semiempinadas. Seu rosto

lembra os famosos Ewoks do filme “Caravana da Coragem”. Sua pelagem é dupla, sendo a exterior longa, áspera e ondulada. Possui barba e bigode cobrindo todo o focinho. As cores mais comuns são a preta e preta com castanho. Tem pernas curtas e mais finais. As orelhas são bem pequenas e ficam dobradinhas, quase sem aparecerem. O rabo é mediano e também bem peludo.

A altura do macho e da fêmea pode variar de 18 cm a 20 cm; já o peso varia de 3,5 kg a 6 kg. A expectativa de vida dessa pequena fofura é de 12 a 15 anos.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Outras matérias que você pode gostar

Receba nossas novidades em seu Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.