Atualmente o mundo está passando por diversas transformações digitais e de mercado com a entrada de novos competidores. Estar atento aos novos paradigmas e mudanças de mercado é fundamental principalmente no contexto VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), esse é o novo desafio para as empresas que pretendem entender e implantar no seu negócio os famosos KPI’s, trata-se de indicadores de desempenho, que são ferramentas fundamentais para a gestão de uma empresa que tem como propósito realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, focando no “como” e indicando quais são os processos da empresa que estão permitindo que seus objetivos sejam alcançados. Nesse sentido é fundamental o conhecimento dos principais KPI’s dos departamentos para que as metas e os objetivos sejam realizados com sinergia.
Quais são os principais indicadores dos departamentos?
A empresa que busca ser cada vez mais competitiva deve mapear os principais indicadores em conjunto com uma consultoria especializada e/ou Business Partner com o objetivo de ser assertivo na escolha dos principais indicadores que efetivamente irão trazer vantagem competitiva para a empresa e determinar esses indicadores em conjunto com os principais líderes, stakeholders e gestores dos departamentos da empresa, tais como: áreas Comercial, Produção, Qualidade, Compras, Financeiro e Recursos Humanos.
Para a área Comercial um dos principais indicadores é a taxa de conversão de vendas da equipe de vendedores e atrelar esse indicador à meta diária, semanal, mensal e anual da empresa, e não atendendo aos objetivos, tendo que performar a meta para que a equipe possa ter o comprometimento necessário para realizar a entrega da receita desejada. Nesse sentido reforçamos a famosa frase “Missão dada é missão cumprida”.
Outros indicadores também são relevantes como índice de produtividade, indicador de custo hora/homem hora, indicador de conserto por garantia e devoluções, indicador de compras diárias x vendas diárias, indicador de energia consumida na produção, indicador de faturamento diário x faturamento diário previsto e, por fim, para a área de Recursos Humanos indicadores fundamentais como: Rotatividade (Turn Over), Headcount, Absenteísmo, Índice de Retenção de Talentos, Custos de Rotatividade, Índice de Reclamações Trabalhistas e Relação de Horas Extras x Horas Trabalhadas que têm por objetivo medir a eficiência operacional da organização.
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Nivaldo Costa Menezes, PhD – É doutor em Psicologia Social pela Universidad John Kennedy – UK. É professor do Senac e sócio-diretor na NCM Sistemas e Consultoria. www.ncmconsultoria.com.br
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