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Mercado Pet – Fidelizando clientes num mercado competitivo

Nosso maior patrimônio sempre será nosso cliente.

Hoje, ainda mais do que ontem, nosso maior patrimônio é nosso cliente, em virtude da concorrência que muitas vezes se torna desleal!

O que fazer então, ao passo que o mercado sofre mudanças repentinas?

Existem alguns diferenciais que considero extremamente importantes no mundo comercial, o primeiro e mais importante é a excelência no atendimento. A excelência no atendimento rompe qualquer barreira e supera todos os obstáculos. Conheça seu cliente pelo nome, isso é excelência. Todos nós amamos o nosso nome e imagine você ao chegar a uma loja ser recebido com um enorme sorriso e um bom dia fulano! Estamos felizes por você ter vindo! Como se sentiria? Com certeza muito feliz e valorizado! Afinal quais dos lugares que você frequenta, recebe este tipo de recepção?

Se mantiver a excelência no atendimento, nada supera sua empresa! Seja conhecedor do seu cliente, saiba o que ele gosta, seus valores e princípios, saiba qual é a relação dele com seu pet, estude os produtos comercializados, sugira as melhores opções de acordo com cada cliente! Seja a solução e não um problema para seu cliente![userpro_private]

O segundo é como você cuida do seu cliente, afinal conseguir um novo cliente é 4, 5 ou 10 vezes mais difícil do que manter um cliente atual. O principal motivo para isso acontecer é o fato de que o cliente atual já absorveu a “carga de convencimento” necessário para comprar da sua empresa.

Por outro lado, o cliente novo precisa passar por todo um processo de reconhecer a demanda, conhecer a sua marca, aceitar que você é a melhor opção para satisfazer a demanda e sua necessidade e se convencer que o seu produto ou serviço possui um valor maior do que o preço cobrado pelo concorrente.

Além da venda para o cliente atual ser mais fácil, uma coisa muito bacana é a possibilidade de ele indicá-lo para outros clientes. Outra característica interessante da fidelização é que, ao monitorá-la, você consegue uma noção sobre a qualidade do seu serviço muito maior do que qualquer pesquisa de opinião. Se as pessoas estão voltando, é sinal de que o serviço foi bom. Se não, algo precisa ser reavaliado.

1) Tenha excelência no atendimento, faça uma boa comunicação, crie uma experiência de atendimento única.

2) Conheça bem o seu cliente, construa valor na sua oferta, não seja afoito, faça continuamente a medição da satisfação do seu cliente, capte o testemunho dos seus clientes, esteja sempre presente depois da venda.

Pense nisso. Excelência em primeiro lugar!

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Logan Mendes é diretor comercial da LM Soluções Inteligentes, desenvolvendo pessoas e organizações. Tel.: (41) 8492-7403 / (41) 8457-5617 comercial@lmsolucoesinteligentes.com.br www.lmsolucoesinteligentes.com.br

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