Alguns pontos de vista sobre o empreendedorismo:
- Modo de pensar e ver o mundo.
- Modo de operacionalização, a partir da sua expertise.
- Parte da empresa ou reflexo da cultura e da sociedade.
- Uso de talentos pessoais e da personalidade.
- Forma de ganhar dinheiro.
- Forma de ver novas possibilidades e identificar as oportunidades onde outras pessoas não têm a possibilidade de visualização. Atitude que pode ser aprendida e compartilhada entre os indivíduos. Segundo Baron “a questão do principal motivo de algumas pessoas e não outras descobrirem oportunidades é ao mesmo tempo intrigante e prático.”
[sociallocker]
Se entendermos por que algumas pessoas reconhecem oportunidades que outras ainda não notaram, isso nos permite fazer uma importante descoberta sobre como esse processo pode ser melhorado. Em outras palavras, isso oferece pistas valiosas de como os indivíduos podem aumentar sua habilidade de reconhecer oportunidades.
Pesquisas sobre essa questão oferecem respostas bastante claras, todas girando em torno do papel central da informação. Especificamente, parece que algumas pessoas estão mais aptas do que outras a reconhecer oportunidades de negócios, têm melhor acesso a determinados tipos de informação e são capazes de utilizar essa informação tão logo as tenham em mãos.
Apenas ter maior acesso a informações valiosas não é tudo. Empreendedores que reconhecem oportunidades não contam somente com um melhor acesso a informações, eles são melhores em utilizar essas informações. Primeiro, porque em virtude de seu maior acesso a informações, frequentemente possuem estoques de conhecimentos mais consistentes e mais bem integrados do que outras pessoas por exemplo, mais informações sobre mercados e sobre como atendê-los. Isso aumenta sua habilidade de interpretar e utilizar novas informações, porque não apenas têm mais informações a seu dispor como também essas informações estão mais bem organizadas, ou seja, grandes quantidades de informações bem organizadas desempenham um papel-chave na criatividade. Além disso, é difícil ampliar informações ou combiná-las de novas maneiras, caso elas não estejam presentes ou não estejam bem organizadas. Descobriu-se que pessoas que identificam oportunidades possuem mais informações e essas informações são bem organizadas, de forma que não é de surpreender que estejam mais bem capacitadas para perceber oportunidades do que outros indivíduos, ou seja, em formular planos e estratégias “de última hora”, ao longo do caminho. Esses indivíduos não necessariamente se engajam em buscas sistemáticas ou detalhadas por oportunidades; ao contrário, seu reconhecimento surge em decorrência de seu esforço permanente para adaptar-se e para lidar com as condições em permanente mudança ao seu redor.
Juntas, a teoria da detecção de sinais e a teoria do foco regulador abrigam intrigantes descobertas acerca do porquê de alguns empreendedores serem mais hábeis que outros em reconhecer oportunidades viáveis. Os bem-sucedidos, em essência, têm uma visão mais realista dos riscos envolvidos e das chances de obter sucesso. Eles são motivados para maximizar acertos para identificar corretamente oportunidades verdadeiras. Ao mesmo tempo, porém, são motivados a evitar alarmes falsos e os perigos da perda de tempo, de esforços e de recursos perseguindo oportunidades que na realidade não existem. Essa conclusão nos leva de volta para a palavra “crise”, que em chinês é composta por dois ideogramas: um representa perigo e a outra oportunidade; são dois lados da mesma moeda.
“O crescimento de uma grande empresa é só sobrevivência do mais apto, segundo Rockefeller in Hofstadter, 1992, p.45.”
Nivaldo Equipe PetVivo!
Website: www.petvivo.com.br
[/sociallocker]