Será que qualquer pessoa pode pensar como um empreendedor? A resposta está em um perfil que se encarrega ou se compromete com um projeto ou atividade significante. O empreendedorismo é o ato de criar e gerenciar um negócio e assumir os seus riscos em busca de um lucro ético. Um empreendedor social, por exemplo, é aquele indivíduo com experiência na área social, de desenvolvimento comunitário ou de negócio, que persegue uma visão de empoderamento econômico por meio da criação de empreendimentos sociais voltados a prover oportunidades àqueles que estão à margem ou fora da economia de um país.
No caso do empreendedor versus o empresário, é importante ressaltar que o empreendedor não precisa abrir seu próprio negócio. Ele não é fruto do nascimento ou de herança genética, mas resultado de trabalho, talento e reserva econômica. Já o empresário exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.
Uma mente empreendedora assume riscos, que fazem parte de qualquer atividade, como das cotidianas de um médico-veterinário, mas é preciso aprender a administrá-los. Arriscar significa ter coragem para enfrentar desafios, ousar a execução de empreendimento novo e escolher os melhores caminhos de maneira consciente.
Faz parte do perfil de um empreendedor aproveitar oportunidades, pois estar sempre atento e ser capaz de perceber, no momento certo, as oportunidades de negócio que o mercado oferece é fundamental. Conhecer o ramo em que atua também é imprescindível, uma vez que quanto mais se dominar o ramo em que pretende atuar, maiores serão as chances de êxito. Se você já tem experiência no setor, ótimo! Se não tem, busque aprender por meio de cursos, livros, centros de tecnologia ou com outros profissionais do setor.
Ter senso de organização e capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional é um grande diferencial do médico-veterinário empreendedor. A organização facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro. Além disso, ser capaz de tomar decisões corretas no momento exato, estar bem informado, analisar friamente a situação e avaliar as alternativas para poder escolher a solução mais adequada é uma qualidade que requer vontade de vencer obstáculos e iniciativa para agir objetivamente e com autoconfiança.
Um empreendedor tem como característica, ainda, ser líder. É aquele que sabe definir objetivos, orientar a realidade de tarefas, combinar métodos e procedimentos práticos, incentivar pessoas no rumo das metas definidas e produzir condições de relacionamento equilibrado entre a equipe de trabalho em torno do empreendimento.
Ter talento para transformar simples ideias em negócios efetivos, ser otimista e independente também são atributos muito importantes para se destacar, principalmente no mercado pet. Tomo como exemplo o comportamento na cidade de Campinas, que gerou uma mudança no setor de comércio e serviços para cães e gatos. O mercado evoluiu nos últimos anos em 39%, uma taxa média anual de 8,6% a.a., com a criação de 118 empreendimentos no segmento de pets.
O mercado caminha para a estabilidade no seu desenvolvimento e, a partir de 2017, se manterá com uma taxa entre 5% e 6% ao ano de crescimento. Portanto, para sermos um empreendedor de sucesso, devemos estar atentos a todas as mudanças que ocorrem no mercado, tanto no setor econômico, como no setor político, pois isto são fatores que influenciam em muito nosso posicionamento com relação ao tipo de negócio a ser empreendido. Por fim, vejo que dificilmente uma pessoa reunirá todas as características em perfeito equilíbrio, mas é importante estar disposto a buscá-las sempre!
Francis Magno Flosi é professor, médico-veterinário, acadêmico da Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas, diretor-presidente do Grupo Qualittas e presidente da ABVET (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas).