Os números do seu negócio

Os números do seu negócio

Por: Kátia Branco

Tenha domínio destes principais controles financeiros e sua empresa nunca ficará no negativo.

Todo empresário precisa entender, interpretar e administrar regularmente todos os números do seu negócio, pois somente assim é
possível alcançar um panorama real da situação financeira da empresa, seja para a manutenção do fluxo financeiro diário e mensal, ou mesmo para planejamentos a curto ou a longo prazo.

Muitas vezes, entender o número em si, o empresário sabe, e domina, pois, ele tem o amplo conhecimento do seu negócio e lida com isso no dia a dia, seja comprando, vendendo ou negociando. O que muitos se esbarram, ou não tomam ciência, é de como está a gestão e a administração destes números, e ao menos transferem-nos para um controle em planilha ou em sistema. Ou quando fazem isso, não mantêm de forma controlada e organizada, e não dão a devida importância a eles.

Pode não parecer tão relevante, mas isso ocorre muito no início de operação das empresas, pois iniciam sem a gestão financeira, vai se
acumulando ou prorrogando, e com o passar do tempo, essa falta de atualizações nos controles, e a falta de administração, o negócio vai declinando, e o empresário pode acabar perdendo o controle da situação. A empresa pode ter potencial, vendas e clientes, mas não praticando a gestão dificilmente conseguirá atingir seu ponto de equilíbrio ou manter-se em nível de avanço nos processos do seu negócio. E, por fim, podem adentrar-se nas estatísticas negativas do mercado, que é encerrar a empresa por acúmulos de débitos e irregularidades, antes mesmo que esta conseguisse atingir o seu período de maturação no mercado.

Desta forma, para que entendam ou iniciem a administração dos seus números, e de fato passem a analisar onde a empresa está e para onde está indo, e ainda criar uma base de crescimento saudável, saber quando e como investir, precisarão familiarizar-se e utilizar Controles Financeiros com os dados concretos sobre a empresa os quais servirão de base na tomada de decisões. Por isso a importância de identificá-los e torná-los ferramentas essenciais no negócio.

Basicamente temos 4 controles financeiros que são essenciais para toda empresa. Podem até parecer que são relatórios específicos da área contábil/financeira, porém, todos são bem populares entre os empresários e gestores. Sendo eles: Fluxo de Caixa, Controle de Contas a Pagar/Receber, Demonstrativo de Resultados e o Balanço Patrimonial.

 

Fluxo de Caixa

É o mais simples, porém, o inicial, que se torna imprescindível para manter tudo em ordem. Esse controle pode ser alimentado diariamente em planilhas ou apresentado em relatório mensal e é o responsável por registrar todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa.

Basicamente ele controla a diferença entre a receita e a despesa e demonstra de forma clara e objetiva se as saídas da empresa são maiores do que as entradas.

A insuficiência de caixa, ou saldo negativo, significa que a empresa não está gerando capital suficiente para honrar com as suas despesas e passa a ser o primeiro indicador que mostra se é preciso ou não um empréstimo naquele momento.

 

Controle de contas a pagar/receber

Neste controle, você deve registrar exatamente tudo o que deve receber e a pagar, como recebimentos de clientes, seja à vista ou a prazo, e os pagamentos de fornecedores, empréstimos, impostos, encargos, folha de pagamento, aluguel, entre outros.

A importância desse controle, além de poder honrar com suas contas a pagar com planejamento e sem deixar o caixa desfalcado, é organizar as formas de pagamento, sendo possível enxergar em tempo hábil a recorrência de clientes com débitos e que continuam utilizando os seus serviços ou efetuando compras.

Para uma administração satisfatória do controle de contas a pagar e a receber, não podemos deixar de efetuar as conciliações bancárias de forma periódica, juntamente às conciliações das contas a pagar e a receber. Com isso, realmente é possível obter um controle exato do saldo da empresa, e conseguir agir em tempo, em caso de alguma necessidade.

 

Demonstrativo de resultados

O demonstrativo de resultados do exercício, conhecida como DRE, é um relatório mais técnico, e demonstra o resumo de operações de um determinado período da empresa.

Trata-se de um resumo da situação real da empresa, indicando a receita, os custos, despesas e o valor líquido final.

O DRE detalha alguns questionamentos importantes e, quando realizado anualmente, se torna um indicador extremamente relevante para que o empresário possa entender o que foi feito durante o exercício e possa enxergar os resultados de desempenho da empresa em relação à receita, o crescimento e sua rentabilidade.

 

Balanço patrimonial

Este também é um relatório mais técnico, e muito importante, pois ele é o controle que demonstra indicadores financeiros completos para avaliar a evolução financeira e de patrimônio de uma empresa.

A conta se baseia no chamado “ativo” e “passivo” da empresa, ou seja, os bens e direitos de um lado; e as contas e dívidas de outro.

Diferentemente do fluxo de caixa e de outros indicadores mais dinâmicos, o balanço patrimonial traz dados estáticos, apesar de estarem baseados, é claro, em informações diárias de preenchimento, inclusive de notas fiscais aplicadas, cujos valores acabam se interligando em todos os outros indicadores.

Como dito no início do conteúdo, conhecendo os principais controles financeiros e sabendo utilizar, é fato que terá o domínio da situação financeira do seu negócio e ainda compreender as causas e consequências de resultados positivos e negativos da sua empresa, fazendo com que toda tomada de decisão seja assertiva e eficaz naquele momento.

Bons negócios!

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Outras matérias que você pode gostar

Agora Nossa Edição Digital é Gratuita!

Garanta a sua assinatura e receba mensalmente nossas Edições no Formato Digital

Receba nossas novidades em seu Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.