Para quem possui aquário, limpeza e qualidade da água são aspectos fundamentais, tanto para sua manutenção, como para saúde e bem-estar dos peixes e outros organismos aquáticos que habitam esse ecossistema. Os peixes de fundo como as Bótias, Coridoras, Cascudos, Acaris e Labeos são peixes comuns, encontrados no mercado e procurados pela funcionalidade, beleza e ação de limpeza do aquário.
Estas espécies são diferenciadas, possuem beleza diversificada e chamam a atenção por serem diferentes dos outros tipos de peixes e possuírem hábitos também diversificados. Suas morfologias atraem muitos aquaristas, principalmente devido às suas cores, listras, estampas sortidas e únicas, podendo até serem classificadas como espécies bizarras ou até espécies mais delicadas e pequeninas, até avantajadas e exóticas, podendo conter bigodes e boca voltada para baixo.
Devido à sua grande variedade, se faz importante conhecer o comportamento, pois, apesar da aparência frágil de alguns, determinadas espécies podem ser donos de um comportamento defensivo e territorialista, no qual defendem o seu espaço a todo custo.
Apesar das várias opções de limpeza existentes, a aquisição de peixes de fundo é considerada um método natural e eficaz, pois exercem importante papel, já que se alimentam de detritos e resíduos orgânicos.
Antes de introduzir uma nova espécie ou de recomendá-la, seja para criação, comercialização ou mesmo para hobby, é preciso sempre observar a compatibilidade entre eles, para que não hajam conflitos, canibalismo, estresse, devido a possíveis brigas que podem ocorrer, causando morte ou predação.
Porém não podemos esquecer que a alimentação deles não deve ser somente de restos ou detritos. Devemos garantir a sua saúde e a sua nutrição, pois uma alimentação inadequada pode levar à morte do animal. Portanto fornecer uma ração específica e que atenda suas exigências nutricionais com base no seu hábito alimentar é fundamental para a saúde, desenvolvimento, vitalidade e longevidade.
Amanda Fernandes é graduanda em Zootecnia, Unesp-Jaboticabal. Setor de desenvolvimento na empresa Poytara.