O Brasil possui a segunda maior população pet do mundo e a terceira maior em faturamento, segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). São 52,2 milhões de cachorros em todo o país, apontando uma oportunidade de investimento de diversas áreas – desde hotéis até rações.
Esta pesquisa do Instituto Qualibest traça, de forma aprofundada, o perfil dos cachorros no Brasil, dos lares em que moram e dos hábitos de seus donos com relação ao seu melhor amigo. Foram mais de 14 mil entrevistas, sendo mais de 7 mil exclusivamente com donos de cães que mostram como é a alimentação dos pets, os cuidados com eles, os canais de compra de ração e um comparativo de cuidados e perfis de cada raça.
Neste estudo vendido pelo Pesquisas.com.br ficou claro que as necessidades mais importantes para os donos de pets no Brasil estão diretamente relacionadas com o bem-estar de seus “filhos”, já que os dados coletados mostram aumento na busca por alimentos sem conservantes e também algum tipo de consultoria veterinária.
As marcas mais famosas de ração também tiveram grande relevância nesta pesquisa e foram avaliadas pelos consumidores. O resultado mostra a fidelidade deles com relação à marca que costumam comprar, qual a marca considerada mais cara, a que tem melhor custo-benefício, entre outros dados.
A ração comum ainda é o principal alimento dos cães no Brasil, mas já começa a ganhar a concorrência das marcas que desenvolvem produtos para portes e raças específicas, por exemplo. Por outro lado, cresce cada vez mais, mesmo que ainda longe no ranking dos alimentos, a alimentação feita com comida específica com os nutrientes ideais para aquele animal.
Outro dado muito relevante para as pet shops é a média de quantos serviços cada cachorro usa, de acordo com a sua raça e porte especificamente. Dessa forma é possível para as empresas deste nicho traçar estratégias e planos de negócio voltados para cada cliente, podendo envolver promoções e venda-casada, por exemplo.
Os resultados do estudo apontam ainda os principais problemas de saúde que afetam os pets no Brasil, desde cataratas até obesidade, também detalhados a partir de cada perfil, raça e tamanho dos cães. Além disso, o estudo mostra também quais as marcas que esses consumidores jamais comprariam para seus bichinhos, aquelas com maior percepção de qualidade e as que eles recomendariam.
A seguir, você confere os principais pontos da pesquisa:
Público e amostra
- Participaram da pesquisa, homens e mulheres, de 18 anos ou mais, das classes ABCD (Critério Brasil – 2015), abrangência nacional, possuidores de cão/ cachorro e responsáveis pelos cuidados com o animal.
Testes estatísticos
- 95% de margem de confiança
Coleta de dados
- Primeiro trimestre 2017
Incidência
Possui animal de estimação?
65% possuem
Quem cuida do seu cão?
96% são os principais cuidadores ou se envolvem com o cuidado.
30% dos donos de cães têm mais de um cão.
51% dos internautas têm cães.
Principais Raças
- Vira-lata 41%
- Poodle 11%
- Pinscher 7%
- Labrador 5%
- Pitbull 3%
- Lhasa Apso 3%
Donos e seus cães
- 72% concordam que cachorro de casa é tratado “como gente”/ membro da família.
- 60% concordam que pessoas que têm cachorro tendem a respeitar mais o outro.
- 27% sempre comemoram o aniversário do cachorro.
- 28% afirmam que o cão dorme na cama do dono ou de seus familiares.
Vira-latas
- 45% comem ração comum.
- O que mais consome ração a granel (25%).
Poodle
- 78% concordam que é tratado “como gente”/ membro da família.
- A raça que mais se ganha! (34%).
- Usam, em média, 5 serviços diferentes em pet shop:
• 85% Tosa.
• 81% Banho.
• 62% Vacinação.
• 52% Serviços veterinários.
• 47% Compra de ração.
Pinscher
- 23% são filhotes de cães que já estão na família.
- 44% consomem Pedigree.
Labrador
- 70% usam serviço de vacinação em pet shop.
- Os que mais ficam em hotéis quando os donos viajam (4%).
- 93% são criados em casa (2% em apartamentos).
Lhasa Apso
- 26% foram comprados em pet shop ou criadouros.
- Os que mais têm dermatite (9%) e alergia cutânea (8%).
- A raça que mais usa serviço em pet shop. Em média 6 serviços:
• 94% Banho.
• 94% Tosa.
• 69% Vacinação.
• 57% Compra de ração.
• 53% Compra de acessórios.
• 51% Corte de unhas.
- 61% são fiéis às marcas de ração que consomem (41% usam ração específica para a raça).
- 51% usam ração específica para porte e 20% consomem Golden.