Cálculos e mais cálculos são feitos e no final das contas você fecha sua tabela baseado nos seus concorrentes. Não é errado você usar como base os valores da região, mas outros critérios têm que ser avaliados antes de determinar a planilha.
Se o pet já existe, você tem uma base de valores mais reais para trabalhar, mas, se for uma empresa nova, como calcular água e luz? Não se preocupe, existem vários tipos de cálculos para chegar o mais próximo à exatidão, mas para facilitar sua vida eu vou explicar quanto custa o meu banho e quem sabe facilitamos essa árdua tarefa.
Atendo uma média de 300 cães e gatos mensalmente em meu estabelecimento, não sou pet shop, então todas as minhas despesas são diretamente para o banho e tosa.
Abaixo segue a tabela de valores do que eu gasto em média por banho:
• Aluguel: R$ 6,70
• Água: R$ 2,80
• Luz: R$ 4,90
• Produtos: R$ 1,50
• Acessório: R$ 1,50
Não vou colocar impostos ou funcionários, estou me baseando apenas no que eu tenho de gasto para simplificar e depois cada um utiliza os cálculos baseado em seus valores. Nessa continha bem básica conseguimos chegar ao valor de R$ 17,40. Lembrando que isso é uma base, existem “n” variáveis, como tamanho do cachorro, comissão de funcionário, salário de funcionário, impostos e taxas, gastos com carro se tiver táxidog, valores de cada região, marca de produtos, manutenção de equipamentos, valor de aluguel, entre outros.
Mas com essa continha básica você consegue perceber que a média de um banho para conseguir pagar os custos e ter lucro seria de R$ 35,00 para um serviço de 40 a 60 minutos.
Estamos falando apenas de banho. E como vamos fazer para calcular o valor da tosa?
Pensando que 1 banho e tosa leva o tempo equivalente a 2 banhos, podemos somar o valor do lucro, já que para fazer a tosa não temos todos os gastos do banho. Sendo assim uma tosa na máquina podemos cobrar a partir de R$ 55,00 e na tesoura R$ 70,00 por se tratar de uma técnica mais demorada.
Acho que lhe ajudei a chegar no valor-base de um gato ou cachorro da raça Shih Tzu ou Yorkshire e podemos nos basear a partir daí para estipular os valores dos demais.
Vamos agregar outros valores, experiência do profissional, qualidade de serviço e o investimento geral. Podemos pensar que quanto mais experiente, mais qualidade o cliente vai ter e a probabilidade de superar as expectativas serão maiores e é nesta hora que entra o nosso valor.
Eu tenho 20 anos de experiência, não dou banho por menos de R$ 40,00 e nem toso por menos de R$ 70,00. Se for na tesoura, podemos colocar de R$ 80,00 pra cima, mas me baseio nisso pelo feedback que tenho dos clientes, agregando o valor da minha mão de obra, o tempo que gasto e um valor que o cliente possa pagar, pois se eu começar a cobrar absurdos acabo perdendo os clientes rotineiros, pois só virão até mim quando juntarem a quantia para fazer o serviço.
Outra tabela importante são os serviços agregados, que costumam ser os mais rentáveis como:
Tratamentos de pelagem.
• Desembolo.
• Técnicas de relaxamento (ofurô, massagem).
• Coloração.
• Entre outros.
É necessário ter uma tabela de preços, é de extrema importância ter autonomia para indicar isso ao cliente, nós sabemos a importância deles, mas dependendo da forma de abordagem, ao invés de parecer uma indicação, vai transparecer que você quer apenas agregar valor financeiro e encarecer seu serviço e isso é perigoso.
Pensando dessa maneira é melhor você estudar bem cada item agregado antes de sair indicando, pois uma vez que o cliente negou, dificilmente ele vai querer em outra oportunidade.
Agora vamos pensar nos tipos de clientes:
Pequeno, médio ou grande e sem pelo.
• Pequeno, médio ou grande com pelagem média.
• Pequeno, médio ou grande com pelagem grande.
• Com nó.
• Sem nó.
Mais uma infinidade de variáveis para se pensar, mas tenho uma tabelinha para ajudá-lo.
Outro problema na parte de valores é passar o orçamento, muitos ligam antes de levar o animalzinho e quando tem táxidog a maioria exige que o valor seja passado antes.
Segue abaixo como evitar problemas:
1) Sempre peça para especificar o tamanho do pet, a maioria pergunta o peso para saber se o que o cliente entende por pequeno é realmente.
2) A tecnologia facilita muito e você pode pedir foto por uma rede social.
3) Dê uma variação, exemplo: De R$ 20,00 a R$ 30,00.
4) Explique sobre os nós, pois muitos clientes depois que deixam o cachorro ou gato e são questionados sobre o valor do desembolo acham que pode dar o banho sem tirá-los e isso é prejudicial à saúde do pet. Então deixe claro suas regras sobre isso. Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas nessa vasta tarefa de tabela de valores.
Natalye Pellegrino do Portal do Tosador.