Como a maioria dos gatos, sua origem e o porquê do nome são um mistério.
As primeiras criações do Bombaim, ou Bombay, são bastante recentes. A história conhecida desta raça começou quando a criadora de gatos americana Nikki Horner decidiu criar um gato que fosse uma miniatura de uma pantera negra. Levou com isto mais de 30 anos para criar a raça que teria visto em fotos muito antigas sem datas ou origens. Seu ideal de criação era que surgisse um gato parecido com o chamado Burmês, apesar disto negro com olhos na cor de topázio.
No ano de 1970 foi que o Bombaim teria sido registrado através do CFA (Cat Fanciers Association). No ano de 1974 ele contava com um clube e a partir de 76 ele iria concorrer em classes de campeão. Foi uma das primeiras raças que teriam sido reconhecidas pela TICA. Seu nome foi originalmente dado para homenagear a Índia, região onde vivia a pantera negra. [sociallocker]
Como características físicas o Bombaim deverá contar com um pelo completamente preto e curto, com a aparência de um veludo, bastante próximo ao seu corpo, sem pontos nem as ondas brancas, realçando assim os músculos de pantera. Seus olhos são grandes, redondos, expressivos em cores intensas e luminosas. A cor mais comum é o ouro claro podendo chegar até o cobre. O gato da raça Bombay deverá ter um tamanho médio, sendo que o macho é maior do que a fêmea.
A pelagem do Bombaim é curta e de coloração preta, além de bastante lustrosa, e conta com um brilho quase que vítreo. Seus olhos também chamam bastante atenção pela cor bastante peculiar.
Este é um gato extremamente afetuoso com toda a sua família, adora brincar e ama mais ainda colo. Devido a sua pelagem curta, ele é bastante sensível ao frio e, por este motivo, gosta de ter contato com os donos sem fazer cerimônia em procurar a cama de seus donos durante a noite.
O Bombaim convive muito bem com as crianças e também outros pets, apesar de ficarem estressados ou até mesmo ariscos em ambientes muito barulhentos.
Para que ele mantenha sua pelagem sempre linda, é necessário apenas o pentear uma vez ou outra para eliminar seus pelos mortos, certamente ele não irá reclamar destes cuidados.
É um felino muito brincalhão, divertido, paciente, não é destruidor nem mesmo traiçoeiro, costuma se adaptar muito bem em qualquer tipo de clima. O peso médio de ambos os sexos varia de 2 a 5 kg e eles vivem de 15 a 16 anos. [/sociallocker]