Entender as mudanças do mercado e enxergar possibilidades que ajudem a posicionar a empresa de forma mais produtiva. Descobrir para onde o mundo está caminhando e de que maneira isso vai afetar o negócio. Encontrar respostas, ou ao menos indícios, para essas questões é o que torna tão relevantes os estudos sobre tendências.
E estas informações são levantadas anualmente pela Euromonitor International, uma renomada empresa de pesquisas que nos ajuda a compreender melhor como o mercado pet se comporta mundialmente. Informações estas de imensa relevância para o planejamento estratégico dos nossos negócios, onde inclusive comprova que o mercado de cuidados com animais cresceu 66% na última década — 23% a mais do que a própria economia global, que cresceu 43%.
Com as exigências crescentes dos consumidores e as mudanças climáticas em todo o mundo, a demanda do setor pet para ingredientes naturais e sustentáveis vem se adaptando a esse novo cenário. Uma das tendências apontadas pelo relatório da Euromonitor para 2020 diz respeito aos produtos que respeitam o meio ambiente em toda a sua cadeia produtiva. O produto vegano, de formulação limpa e sustentável, trouxe uma imensa mudança para o mercado pet que veio para ficar. A preservação da Natureza, o desenvolvimento de pertencimento nas comunidades e o bem-estar dos animais de estimação se tornaram cada vez mais relevantes nas escolhas dos consumidores. E quem colocou atenção neste ponto antes de ser tão atual saiu na frente. Esta tendência atinge todos os setores: alimentação, acessórios, camas, roupas e os cosméticos, principalmente.
Comemoramos no dia 17 de fevereiro passado o dia mundial do gato, um animal que tem-se tornado uma das grandes paixões dos humanos pela facilidade de adaptação à rotina intensa de trabalho dos donos. Como esta edição é dedicada aos felinos, não poderia deixar de falar sobre a Empóriopet no que tange à sustentabilidade. Em junho próximo, a indústria gaúcha Empóriopet vai completar 15 anos.
É uma das pioneiras e precursoras no mercado a criar, inovar e desenvolver cosméticos sustentáveis, veganos e ecologicamente corretos para animais de estimação. São shampoos, condicionadores, máscaras de manutenção, hidratações e perfumes produzidos a partir de matérias-primas da biodiversidade brasileira como extratos naturais de Blueberry, guaraná, jaborandi, raspa-de-juá, tília, castanha-do-Pará, uva, papaia, andiroba, copaíba. E há 15 anos produz cosméticos para higiene e beleza animal com foco também em tornar os negócios pets mais sustentáveis.
Um destaque especial para um dos produtos da Empóriopet que sou apaixonada: o Gato Verde, o primeiro e único BB Cream shampoo para gatos do Brasil. Um produto único com a tecnologia BB Cream, que proporciona limpeza profunda, neutralização de odores e controle da oleosidade natural, além de deixar a pelagem dos gatos macia, sedosa e hidratada. É produzido com ingredientes de origem orgânica certificada e com extratos e óleos vegetais, totalmente livre de sal, parabenos, formol, corante ou cloro.
É um produto único, multifuncional, que agiliza o processo do banho e reduz o estresse do animal, facilitando o manejo para o banhista. E quando facilitamos o manejo do banhista, ajudamos a economizar tempo de banho, produto, luz e água, traduzindo em rentabilidade, produtividade, contribuição com a preservação do meio ambiente e mais dinheiro no bolso.
Mas, para que a sustentabilidade seja de fato um valor do seu negócio, precisa ser entendido, praticado e respeitado por todos que fazem parte do processo. E nem preciso dizer que transparência e congruência são primordiais, né?!
O planeta agradece!
Kaká Cerutti é mentora estrategista de marcas, professora, palestrante, empreendedora e gestora de marketing da Empóriopet.