O ano de 2018 deverá ser promissor e abundante comprovando que somos resilientes por chegarmos até aqui firmes e fortes. Ano de eleições presidenciais e de Copa do Mundo. Ano onde o “nós” será muito mais importante para alcançar nossas metas e que precisaremos investir em parcerias, alianças, acordos e uniões para atingir os objetivos pessoais e profissionais.
Mas para que nossas conquistas e realizações aconteçam assertivamente é preciso saber onde queremos chegar e, o mais importante, como vamos fazer para chegarmos onde queremos. Daí o reforço da pergunta da chamada: você está preparado para os desafios de 2018?
Para que possamos definir qualquer objetivo ou meta, precisamos de autoconhecimento. Precisamos saber o que queremos para a nossa vida, o que queremos de fato experimentar para que assim possamos criar a nossa realidade. Temos que entender o que não abrimos mão, o que é importante pra nós, quais são nossas crenças possibilitadoras e as limitantes – e delimitar estratégias para vencê-las – além de entender quais os valores que norteiam a nossa trajetória, qual é o nosso propósito nesse plano e qual o legado queremos deixar quando partirmos.
Mas, o que fazer quando tivermos tudo isso claro em nossa mente? O que fazer com todas essas informações?! Primeiro: nortear todas as nossas ações para que sejam congruentes com o nosso discurso e pensamento; e segundo, planejar a nossa vida. Sem planejamento nada acontece. Aí sim você terá condições de enfrentar de cabeça erguida o próximo ano e a sua vida.
O planejamento evitará que deixemos o nosso barco da vida à deriva. Dará um rumo, trará clareza de ideias e delimitará ações para que esses objetivos e metas sejam alcançados. E, o principal, evitará que você perca oportunidades de crescimento e conquistas, deixando tudo para cima da hora. Saberá o momento certo e exato de agir, as parcerias que deve fazer, os passos que deve dar e o motivo das coisas acontecerem.
Porém, mesmo sabendo das vantagens, importância e consequências de não planejar sua vida, ainda tem muita gente que não faz a mínima ideia do que quer pra si e que dá desculpa e justificativa de que não consegue pensar no futuro porque o presente ocupa todo o seu tempo “apagando incêndios”. Aí, meu caro… Já dizia Lewis Carroll, no filme Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.”
O que quero deixar registrado pra vocês aqui é que o nosso presente flui muito melhor se sabemos para onde estamos indo, ou seja, com planejamento certeiro o nosso futuro será muito mais satisfatório para nós e o nosso presente – que é a trajetória – será muito mais prazerosa. E deixo algumas dicas:
1) Seja bem específico quando estipular uma meta (o que, quando e como fará).
2) Monitore sua evolução (vá acompanhando cada passo, tanto do que deu certo quanto o que não deu para ajustar a rota).
3) Seja determinado (Nossa mente tem a tendência de fugir da dor para alcançar o prazer, mesmo que temporário. Por isso acontece muitas vezes a procrastinação. Então sempre questione-se: isso que eu estou fazendo está me aproximando ou me afastando dos meus objetivos e/ou sonhos?).
4) Substitua seus maus hábitos por novos e assertivos hábitos.
5) Aprendizado é um processo sem fim, entregue-se a ele. Leia, converse, estude, assista vídeos sobre suas preferências, tutoriais. Capacite-se e afie o seu machado cada dia mais porque a vitória será certeira!
Por fim, digo: encare os desafios que estão por vir como oportunidades de melhoria, para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que o levarão até o topo, porque eu já lhe vejo lá!
Faça deste ano o melhor de todos e conte comigo!
Kaká Cerutti é neurocoach, palestrante e gestora de marketing e comunicação da empresa Empóriopet. Saiba mais em www.emporiopet.ind.br ou pelo e-mail sac@emporiopet.ind.br.